Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Conta de energia fica mais barata em abril; 180 mil consumidores serão beneficiados no Acre

A partir de 1º de abril, a bandeira tarifária será verde, ou seja, os consumidores não terão custo adicional na conta de energia. No Acre, cerca de 180 mil pessoas serão beneficiadas com a mudança de tarifa.
“Quando estamos operando e bandeira verde, o consumidor não tem que pagar nenhum adicional na conta de energia. A perspectiva é que permaneça verde por um bom tempo”, explicou o assistente da Diretoria Comercial da Eletrobras Distribuição Acre, Danilo Klein.
De acordo com o assistente, um dos motivos para a mudança de bandeira foi o período chuvoso, que contribuiu para a recomposição dos reservatórios das hidrelétricas. “Conforme o custo de geração de energia vai diminuindo, essas bandeiras tarifárias também vão baixando. Se o custo voltar a subir a bandeira sobe novamente”, disse.
Klein destaca que a mudança de bandeira tarifária é nacional. Além disso, ele lembra que, a princípio a nova bandeira não deve cobrir o valor total da conta de energia, pois dependendo da data que a unidade consumidora foi faturada, alguns dias podem ficar de fora da nova tarifa.
“A bandeira passa a ser verde em abril, mas, por exemplo, se o consumidor faturou 10 dias em abril e 20 dias em março a conta será proporcional, bandeira vermelha e verde. Por isso, somente em maio o faturamento da conta de energia será 100% bandeira verde”, esclareceu o assistente.
O que é bandeira tarifária?
A bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz. Ela apena mostra, mês a mês, o custo de geração de energia elétrica no país, valor que é repassado aos consumidores.
As bandeiras funcionam da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos devido as condições de geração de energia. Dessa forma a conta de luz fica mais transparente, e o consumidor saberá como usar de forma mais consciente a eletricidade.
agazeta.net

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.