Deputado Rocha esclarece sobre emissão de notas fiscais com a mesma data em cidades diferentes
“O problema foi que a nota do restaurante foi emitida com a data do pagamento e não com a data do dia do almoço", se defende o parlamentar
O deputado federal do PSDB acreano, Wherles Fernandes da Rocha, o Major Rocha emitiu uma nota esclarecimento sobre uma matéria divulgada na sexta-feira, 27, no Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre a emissão de três notas fiscais com a mesma data, mas em cidades diferentes. Segunda a matéria, Major Rocha, do PSDB do Acre, apresentou três notas no mesmo dia. Uma em Rio Branco, no Acre, e duas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Uma das notas de R$ 148.

Rocha: “Não houver qualquer tipo de irregularidade ou conduta ilegal”
De acordo com Rocha, o que aconteceu foi um erro na emissão da data no momento da confecção da nota fiscal em um restaurante no Acre.
Segundo o parlamentar tucano, que é membro do Parlasul, em junho de 2015 ele participou de uma reunião política para debater assuntos sobre o Mercosul na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde ficou hospedado tendo ainda despesas com a alimentação. As notas com os gastos de hospedagem e refeições foram enviadas à Câmara Federal para o devido ressarcimento. Mas, acontece que na semana anterior, o deputado tucano esteve em Rio Branco para compromissos políticos e acabou almoçando em um restaurante na capital acreana.
Ainda de acordo com o deputado, por conta da apertada agenda de compromisso em Rio Branco ele teve que seguir rapidamente para a região do Alto Acre, onde tinha reuniões agendadas e deixou para quitar o pagamento da despesa do almoço em data posterior, o que foi feito na semana seguinte por sua assessoria na capital do Acre.
“O problema foi que a nota do restaurante foi emitida com a data do pagamento e não com a data do dia do almoço, foi o que aconteceu, mas isso já havia sido repassado pelo setor responsável na Câmara Federal e inclusive fiz a devolução do valor ressarcido pela Câmara por essa nota. Não houver qualquer tipo de irregularidade ou conduta ilegal, sigo firme com meus trabalhos de parlamentar representando meu estado com muita ética e responsabilidade”, explicou.
Veja a nota emitida pelo deputado Major Rocha
Quem não deve, não teme!
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre a notícia a respeito de notas fiscais emitidas no mesmo dia, em cidades diferentes, tenho a informar o seguinte:
Em junho de 2015 fui participar de uma reunião política, versando sobre o Mercosul, na cidade gaúcha de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Lá fiquei hospedado em um hotel e tive despesas com alimentação, todas com a devida emissão da Nota Fiscal correspondente, e apresentadas à Câmara dos Deputados, para o devido ressarcimento.
Entretanto, na semana anterior, havia tido despesa com alimentação em restaurante da cidade de Rio Branco.
Em razão de ter que me deslocar rapidamente para o Alto Acre, saí sem processar o pagamento da refeição e sem a respectiva emissão da Nota Fiscal.
Na semana seguinte autorizei o pagamento da despesa, o que foi feito pela minha assessoria no dia 20 de junho. A Nota Fiscal foi emitida com a data do pagamento, não havendo, portanto, nenhuma irregularidade ou ilegalidade.
Estas informações foram repassadas ao setor competente da Câmara dos Deputados, ocasião em que a Coordenação de Gestão de Controle da Cota Parlamentar identificou uma irregularidade na Nota emitida pela empresa do Acre, que havia emitido a Nota fora da sua data de validade.
Ora, a única ilegalidade identificada dizia respeito à empresa emissora e não à minha conduta pessoal, mas, independentemente de responsabilidade, fiz questão de processar o ressarcimento, de forma a não causar qualquer prejuízo ao erário público.
Minha conduta é de conhecimento geral, e não pretendo mudar na minha luta contra a corrupção e os desmandos, particularmente dos governos petistas, e aceito pagar o preço por esse combate, enfrentando com transparência os boatos maldosos acerca da minha conduta.
Deputado federal Major Wherles Rocha
contilnet