Com a chegada do outono, Friale anuncia “friagem suave” para as primeiras semanas de abril
“Essa pequena redução da temperatura, em Rio Branco, deve-se às primeiras penetrações de ar frio polar que, neste mês, começam a chegar ainda tímidas ao Acre", disse Friale
O pesquisador em metereologia David Friale já fez a previsão estimada para as temperaturas no Acre durante o mês de abril. Segundo publicado em seu site O Tempo Aqui, as temperaturas em Rio Branco sofrem um leve declínio em relação ao mês anterior.
Friale explica que esta leve mudança acontece devido aos primeiros vestígios de frio no Estado: “Essa pequena redução da temperatura, em Rio Branco, deve-se às primeiras penetrações de ar frio polar que, neste mês, começam a chegar ainda tímidas ao Acre, tendo em vista que abril é o início do outono, a estação que antecede o inverno”, escreveu.
Ele lembra ainda que há anos a Capital acreana já enfrentou fortes friagens: “Rio Branco, já registrou 10,4ºC, no ano de 1990. É interessante que o recorde de calor no Acre também foi registrado na Capital acreana, com 35,2ºC, no ano de 1987”, destacou o pesquisador.
As chuvas em abril poderão ficar um pouco acima do padrão, mas nada que possa ser considerado anormal. No entanto, não se descartam níveis acumulados muito acima da média, mas de forma localizada, alerta Friale.
Quanto às temperaturas, em alguns dias, poderão ter declínio moderado, no leste e sul do Acre, pois pelo menos uma frente fria moderada deverá chegar à Amazônia Ocidental: “Assim, é bastante provável que, na segunda semana ou por volta da metade do mês, ocorra o primeiro fenômeno de friagem do ano, mesmo que suave, pois há indícios de que a chegada dessa frente fria será sucedida pela penetração de uma massa de ar polar um pouco mais frio”, escreveu David Friale.