Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governo do Acre mantém na Justiça alíquota do ICMS na conta de energia elétrica


Os consumidores dos serviços de eletricidade do Acre vão continuar pagando a alíquota do ICMS na conta de energia. É o que decidiu a juíza Shirlei Menezes, da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, na última terça-feira, dia 04 de abril.
Essa é uma espécie de derrota da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), que acionou a Justiça para a pausa na cobrança. Ao decidir, a juíza acreana usou como base uma decisão sob relatoria do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, que manteve, sim, a cobrança.
Segundo a juíza Shirlei Menezes, a decisão dada anteriormente, suspendendo a cobrança do ICMS, representa “risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação”, lembrando a possibilidade de que a Eletroacre seja obrigada a realizar “o depósito judicial da parcela do imposto que vier a ser excluída da base de cálculo do ICMS”, destacou na decisão.
O que poderia acontecer é o seguinte: a Eletroacre, companhia de eletricidade que fornece os serviços no Acre, iria cobrar normalmente dos consumidores acreanos, contudo, esses valores seriam depositados em conta judicial, não sendo, provisoriamente, repassados diretamente à Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Mas o que chama a atenção é que o governador Sebastião Viana, chefe do Poder Executivo, já conseguiu, também de forma judicial, acesso a todas as contas mantidas pelo Poder Judiciário com dinheiro de depósitos feitos por pessoas físicas ou jurídicas, para pagamento de ações judiciais.
Mas a juíza, para atender ao pedido do Estado do Acre, acolheu, ou seja, aceitou o pedido para que o imposto continue sendo cobrado dos consumidores, até uma posterior decisão sobre o caso.
ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.