Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ifac e outras três faculdades acreanas são reprovadas pelo MEC

Entre as sanções estão as possíveis proibições de novos vestibulares

Quatro instituições de ensino superior do Acre apresentaram baixo desempenho em análise feita pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação é feita em uma escala de 1 a 5, sendo que as notas entre 1 e 2 representam mau desempenho.
De acordo com o resultado da avaliação, o Instituto Federal de Tecnologia do Acre (Ifac) tirou nota 2, além dele, a Faculdade Diocesana São José (Fadisi), Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal), Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha (Inec) também obtiveram nota 2. Das 2.109 instituições avaliadas em todo o Brasil, 313 tiveram as notas mais baixas. A relação completa pode ser encontrada no site do MEC.
A pontuação tem como referência 2015, representando a soma dos indicadores do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC). As notas consideradas insuficientes, como a atingida pelas instituições acreanas, traz sanções por parte do MEC, dentre as medidas possíveis, por exemplo, está a proibição de novos vestibulares até que a instituições melhore o desempenho.

Cursos avaliados em 2015 foram Bacharelados em Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo; além dos tecnológicos Comércio Exterior, Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.
O outro lado
O Instituto Federal do Acre enviou nota de esclarecimento sobre o resultado divulgado pelo MEC.
Confira a Nota:
Tendo em vista notícias veiculadas nos meios de comunicação, o Instituto Federal do Acre
– Ifac, por meio da Pró Reitoria de Ensino – Proen, esclarece que:
1. O Índice Geral de Cursos – IGC, embora seja um dos indicadores considerados para aferir a qualidade da Educação Superior no país, este não deve ser interpretado de maneira isolada. Para uma interpretação assertiva, é necessária a observância dos elementos que o compõem, o histórico de sua construção, bem como das demais dimensões que contribuem para uma formação de qualidade no âmbito da Educação Superior.
2. O Ifac aparece com IGC 2, resultante do Conceito Preliminar do Curso – CPC de apenas cinco cursos que participaram do Exame Nacional da Educação Superior – ENADE (licenciaturas em Química, Física e Matemática, Tecnologia em Logística e Gestão Ambiental), referindo-se aos anos de 2013 a 2015;
3. Em 2014 foram inseridos os conceitos dos cursos de Licenciaturas, todos conceito 2, e em 2015 o curso de Logística recebeu o conceito 3;
Desde maio de 2014, a atual gestão do Ifac tem trabalhado intensamente na regulamentação do ensino e no fortalecimento da pesquisa e extensão, reafirmando seu compromisso institucional na busca incessante pela qualidade da formação dos estudantes.
O resultado desse trabalho é o reconhecimento de todos os cursos superiores ofertados no Ifac, pelo Ministério da Educação – MEC, e já contam com portaria de reconhecimento publicada no Diário Oficial da União.
Estes processos contemplaram avaliação da organização didático-pedagógica, avaliação do corpo docente e infraestrutura por meio de visitas in loco de comissões avaliadoras designadas pelo MEC.
O Ifac não tem medido esforços em suas ações de regulamentação, organização e planejamento para a construção de uma gestão democrática e de uma Política de Ensino Superior capaz de estruturar e conduzir a formação dos estudantes com compromisso, solidez e transparência.
Por fim, o Instituto Federal do Acre coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.