Menor de 13 anos é encontrado morto na Pousada Santa Juliana e polícia suspeita de suicídio

O menor de 13 anos, que até o momento não teve o nome divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML), foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (6) dentro do banheiro de um dos alojamentos do Centro Socioeducativo Santa Juliana, no bairro Bosque, em Rio Branco. Devido as circunstâncias de como o corpo do adolescente estava, a suspeita é de que ele tenha cometido suicídio (ato intencional de por fim a própria vida).
Um processo administrativo foi aberto pelo Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC), com a finalidade de apurar a morte do reeducando. O menor era natural de Acrelândia, e cumpria medida pelo ato infracional de furto. Após a perícia no IML, o corpo deve ser transladado ao município, onde a família fará o velório e sepultamento em um cemitério local. Outros 6 adolescentes dividiam espaço com ele no alojamento.
Suicídio no domingo
Um homem identificado como José Ribamar Borbosa de Lima, 43 anos, foi encontrado morto no final da tarde de domingo (5), na casa de número 64, da Rua Senador Guiomard, localizada no bairro Santa Luzia. A apuração feita pelos peritos do IML constatou que ele cometeu suicídio. Mesmo assim, o caso ainda é investigado pela Polícia Civil.
PREVENÇÃO
Diversos fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio. O estigma e o tabu relacionados ao assunto são aspectos importantes. Durante séculos, por razões religiosas, morais e culturais, o suicídio foi considerado um grande “pecado”, talvez o pior deles. Por isso, ainda existe o medo e a vergonha de se falar abertamente sobre esse problema com os amigos ou mesmo com a família.
As taxas de suicídio dos jovens brasileiros subiu mais de 30% nos últimos 10 anos, e os números apontam um crescimento preocupante desses casos no Acre. No Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), existe uma equipe de profissionais que identifica os pacientes que dão entrada na unidade por tentativa ou indução ao suicídio. Internações e acompanhamento familiar fazem parte do atendimento.
folhadoacre