Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Grupo da Sobral cria projeto para evitar êxodo dos jovens da zona rural para periferias da capital

A Associação de Jovens da Sobral, liderada por João Reis, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou na última terça-feira (29) a capacitação de 30 famílias da zona rural de Rio Branco, no Ramal do Curral, localizado na Estrada do Muntum, para a criação de aves de abate, frangos pedrês.
De acordo com um dos líderes da juventude, João Reis, o objetivo do projeto é investir no treinamento de famílias da zona rural para aprenderem cada vez mais a lidarem com a avicultura, tendo como lema a perspectiva do desenvolvimento local e uma alternativa para diminuir o êxodo dos jovens da zona rural para a periferia de Rio Branco em busca de oportunidades.
Em parceria com a Ufac, que através do engenheiro e mestre em nutrição, Fábio Augusto Gomes, e mais dois ministradores da capacitação, os representantes da juventude estiveram na oficina de capacitação com a comunidade e na entrega de 1,5 mil pintos pedrês.
“Não apenas foi entregue os pintos de corte que daqui há 90 dias estarão prontos para o abate, como também foi oferecido toda a capacitação para lidar com a produção gerando ocupação e renda para moradores da zona rural”, diz.
João Reis afirma que o grande objetivo da associação é oferecer alternativa para os jovens que moram no interior e evitar assim o êxodo rural.

“Muitos jovens da zona rural sem renda e oportunidades acham que a solução é migrar para Rio Branco, mas acabam nas áreas periféricas sofrendo e sendo suscetíveis a todo tipo de perigo, inclusive do tráfico de drogas. Se os jovens da zona rural tiverem chance de viver com dignidade no local deles, na cultura deles, com certeza irão desfrutar de um futuro melhor do que nas periferias”, diz.
João Reis diz, ainda, que associação de jovens está organizada por núcleo e que o trabalho da zona rural é coordenado por Matheus Viana que auxiliou em todo o estudo técnico de avicultura.
“O coordenador da zona rural, Mateus Viana, acompanhou todo o estudo técnico, pois sabemos como é importante um projeto bem montado para que nosso trabalho não seja em vão e surta efeitos para quem mais precisa”, diz.
folhadoacre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.