Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cinco municípios concentram quase 70% da população indígena do Acre, aponta levantamento


Ao todo, Acre tem 209 aldeias com uma população indígena de 19.962 pessoas. Levantamento considerou dados de abril de 2015.

Por G1 AC, Rio Branco
Cinco municípios concentram 68% da população indígena do Acre, aponta levantamento (Foto: Reprodução)
Os municípios de Feijó, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano, Jordão e Tarauacá concentram 68% da população indígena do Acre. Os dados fazem parte do levantamento “Acre em Números 2017” e mostram ainda que 2,4% da população do estado é formada por índios.

Os dados são referentes ao período de abril de 2015 e esse número pode ser ainda maior, pois nas cidades de Feijó, Jordão e Santa Rosa do Purus existem povos indígenas isolados que não foram contabilizados.

Ao todo, o Acre tem 209 aldeias com uma população indígena de 19.962 pessoas. Manoel Urbano e Santa Rosa possuem, juntos, 53 aldeias com 4,7 mil indígenas das etnias Huni Kui (Kaxinawá), Madijá (Kulina).

Já o município de Feijó possui 32 aldeias com 4,2 mil habitantes das etnias Ashaninka, Madijá (Kulina), Huni Kui (Kaxinawá), Shanenawa. Jordão também possui 32 aldeias, mas a população indígena é de 2,4 mil de etnias Huni Kui (Kaxinawá).
No período do levantamento, o Acre somava 5,13 milhões de hectares em Unidades de Conservação. Desses, 30,5% eram de proteção integral e 69,5% de uso sustentável. As terras indígenas somavam 2,39 milhões de hectares e abrangiam 14,56% da área total do Estado do Acre.

Em janeiro de 2015, conforme o "Acre em Números 2017", dos 749 estabelecimentos de saúde do estado, apenas 16 eram unidades de Atenção à Saúde Indígena. O levantamento destaca ainda os festivais realizados nas aldeias Festival Huni Kuin Xinã Bena, no Jordão, e os festivais Yawa e Mariri, em Taruacá.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.