Seis escolas de ensino fundamental no Acre tiveram a melhor evolução no Ideb na última década, diz MEC
Cinco escolas do interior e uma de Rio Branco tiveram melhores índices do estado de 2007 a 2017. Dados foram divulgados pelo MEC nesta segunda-feira (3)
Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/Z/Y/dygBB5TMAcisFQkYiS8g/whatsapp-image-2018-09-03-at-14.57.25.jpeg)
O Acre tem seis
escolas de ensino fundamental da rede pública com a melhor evolução no Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007 a 2017. Os dados foram
divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (3).
O Ideb é o
principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova
de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa
de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).
As seis escolas
com melhor evolução ficaram acima da meta do Ideb prevista pelo governo federal
em 2017. Ao todo, três instituições lecionam os anos iniciais do ensino
fundamental e as outras três os anos finais do ensino fundamental. Três são
mantidas pela rede pública estadual e as outras três pelos municípios.
Cinco das
escolas são do interior e ficam nas cidades de Manoel Urbano, Brasileia,
Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo. Somente uma escola de Rio Branco,
capital acreana, apresentou um dos maiores índices de crescimento no Ideb no
Acre na última década.
Trabalho
em equipe
Ao G1, a coordenadora de ensino da escola Maria
Das Gracas Alves Da Rocha, Silvia Melo, destacou que a unidade ficou entre as
que tiveram a melhor evolução devido a parceria entre os professores e
coordenação.
O Ideb 2017 da
escola foi de 6 pontos e a meta era 4. Para a coordenadora, o projeto “Viajando
na Leitura” foi um dos destaque da instituição por trabalhar a leitura e
interpretação de texto.
Além disso,
Silvia destaca os grupos de estudo e acompanhamento evolutivo da escrita e
leitura dos alunos.
“Esse conjunto
de ações junto com o empenho e dedicação de todos faz com que a gente tenha
esse resultado positivo. O comprometimento com os projetos e ações da escola é
o mais importante”, afirma.