Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Energisa anuncia fim das termelétricas no Acre durante encontro no interior do estado


Projetos estudam ligação de cidades isoladas pelo linhão. Processo deve ser finalizado até 2024.

G1-Ac
No interior do AC, Energisa anuncia fim das termelétricas no estado — Foto: Mazinho Rogério/G1
O encontro dos Conselhos de Consumidores de Energia da Região Norte, promovido em Cruzeiro do Sul, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), tem como pauta principal apontar alternativas para o setor energético e levantar as principais deficiências dos sistemas de fornecimento de energia.

O evento contou com a presença do diretor-presidente da Energisa/Eletroacre, José Adriano da Silva, e do prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, além de conselheiros de vários estados.

O presidente do Conselho do Acre, Ivan de Carvalho, disse que a reunião vai fortalecer as ações da entidade que representa os consumidores no estado.

“Estamos tentando encontrar alternativas. Temos municípios isolados que dependem de energia com queima de óleo e queremos entender qual seria a alternativa mais viável para facilitar a vida dos consumidores desses municípios. Vamos tratar também sobre as experiências de cada conselho”, disse Carvalho.

Na abertura do encontro, na tarde desta quinta-feira, o diretor da Energisa ministrou uma palestra sobre os investimentos da empresa para o Acre. A Energisa assumiu as responsabilidades pelas ações da Eletroacre há pouco mais de três meses e tem como um dos principais desafios melhorar o fornecimento para os municípios isolados.

“Vamos investir na interligação dessas cidades que estão hoje com geração térmica. Para Manoel Urbano e Assis Brasil já estamos com um projeto pronto e vamos interligar em 2020. Depois, toda região de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Feijó também já temos um projeto pronto, precisa ser construído um linhão até Rio Branco e a gente tem uma previsão que até 2024 essa região também esteja interligada”, anunciou o presidente, José da Silva.

Outro assunto discutido entre os representantes dos consumidores e diretores da distribuidora foi a deficiência dos serviços prestados aos moradores das comunidades rurais.

Segundo o diretor da distribuidora, a empresa faz estudos para encontrar meios mais acessíveis para manter os serviços nos locais de difícil acesso. Para o presidente, é necessário também o apoio dos municípios.

O prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul falou que a gestão municipal está disposta a manter parcerias para apoiar os serviços aos consumidores.

“Esse é um encontro importante porque debatemos sobre o papel de cada um para que nossa população seja bem servida. Por isso, estamos aqui para reafirmar o compromisso da nossa gestão”, afirmou Zequinha Lima.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.