Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Como mais de 70% de inadimplência, Depasa faz campanha para negociar dívidas no AC


Ao todo, 11 mil famílias estão cadastradas no Departamento Estadual Pavimentação e Saneamento (Depasa) em Cruzeiro do Sul mas apenas 2, 7 mil pagam a taxa de água, segundo o órgão.

Por Mazinho Rogério, G1 AC — Cruzeiro do Sul
Como mais de 70% de inadimplência, Depasa faz campanha para negociar dívidas em Cruzeiro do Sul  — Foto: Mazinho Rogério/G1
Das 11 mil famílias que estão cadastradas no Departamento Estadual Pavimentação e Saneamento (Depasa) apenas 2, 7 mil pagam a taxa de água em Cruzeiro do Sul. A informação foi repassada ao G1 pelo órgão, nesta segunda-feira (29).

A inadimplência chega a 75%. Além desses devedores, há ainda, segundo o órgão, mais de 20 mil famílias que recebem água tratada e não são cobradas pelo consumo, pois ainda não são cadastradas no sistema.

Alegando falta de recursos para manter o sistema, o órgão abriu um processo de negociação de dívidas e alerta que vai suspender o abastecimento dos clientes que não comparecerem para acertar as contas.

“Esses [20 mil não cadastrados] são moradores que foram ligados ao sistema quando foi feito o programa Ruas do Povo e que receberam a rede de água e não foram cadastrados. Mas, estamos iniciando um processo de cadastramento desses consumidores a partir dessa semana”, anunciou Braz Pedrosa, gerente da agência do Depasa.

Dos 11 mil que estão ativos no sistema do Depasa, apenas pouco mais de 2,7 mil realmente pagam as contas. Com isso, o órgão tem um valor de mais de R$ 14 milhões de inadimplência. Segundo o gerente, a falta de arrecadação deixa o órgão sem condições para manter e fazer investimentos para ampliar o sistema de abastecimento.

“Isso tem prejudicado bastante o Depasa. Recebemos constantes reclamações da população em relação a problemas no abastecimento e, infelizmente, a gente não pode nem dá resposta a altura porque não arrecada. Hoje o Depasa não tem recursos nem para a compra de combustível e equipamentos”, alega Pedrosa.
Depasa faz campanha para consumidores que estão inadimplentes pagarem contas de água em Cruzeiro do Sul — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre/Arquivo

Campanha de negociação
Para tentar diminuir a inadimplência, a direção do Depasa iniciou nesta segunda (29) uma campanha de negociação que vai até o dia 31 de maio.

“Vamos dar esse prazo de 30 dias para que aquele usuário inadimplente compareça para fazer a negociação. Qualquer valor que ele trouxer, não vai sair sem resposta. Se trouxer R$ 20 o Depasa vai receber e negociar a dívida. Mas, quem não comparecer durante o mês de maio para negociar a sua dívida, vai ter o fornecimento cortado de acordo com a lei”, alertou o gerente.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.