Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Deputados aprovam PL que não altera distribuição de ICMS para municípios até 2020

Dezesseis deputados, dos 17 presentes na sessão extraordinária desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa, aprovaram o projeto de lei de autoria do Poder Executivo adicionando um substitutivo que não altera a atual distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios do Acre pelo menos até o ano que vem. Com isso, os eventuais efeitos da proposta original que prejudicaria pelo menos 17 prefeituras, das 22 do Estado, passariam a valer somente a partir de 2021. Outro ponto importante da proposta aprovada pela maioria é um prazo de dez anos para que a transição de volume de receitas ocorra de forma paulatina e escalonada.
Após audiência pública marcada por troca de farpas entre prefeitos, representantes dos municípios, deputados e até mesmo pela secretária da fazenda, Semírames Dias, os deputados da base de governo, independentes e oposição resolveram pactuar um acordo para que pelo menos até 2020 as prefeituras não sofram com os cortes baseados no cálculos feitos pela Fazenda Pública. Apenas o deputado Jenilson Leite (PSB), votou contra argumentando que somente na capital a perda de dinheiro no primeiro ano será de R$ 17 milhões. “O governo tinha condições de arcar com esses custos, mas não fez. O governo cruzou os braços, lavou as mãos. Três municípios, os menores do Estado, que com certeza com o repasse para essas cidades, seria possível diminuir os impactos”, argumentou.
Os deputados e a secretária Semírames Dias passaram mais de duas horas reunidos na Sala de Comissões da Aleac montando o novo texto que foi apreciado e aprovado na tarde de hoje.
Mesmo com aprovação da proposta alterada pela Aleac, prefeituras como a de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia devem judicializar a questão, já que se a proposta original fosse aprovada, elas seriam as principais beneficiadas com o aumento de suas receitas.
ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.