Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, mais de 270 homens são diagnosticados com câncer somente este ano


Número, todo registrado em 2019, corresponde a pessoas que estão em tratamento no Unacon.

Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco
Acre registrou 275 casos novos de câncer em homens, só nos primeiros nove meses deste ano — Foto: Foto divulgação
O estado do Acre registrou 275 casos novos de câncer em homens, só nos primeiros nove meses deste ano, segundo dados do Hospital do Câncer do Acre (Unacon).

Além disso, 12 crianças do sexo masculino também foram diagnosticadas com a doença, segundo os dados do hospital e fazem tratamento na unidade.

A gerente-geral do Unacon, Áurea Freitas, diz que o trabalho de prevenção, como ações realizadas no novembro azul são importantes no combate à doença e os números revelam isso. Mas, ela ressalta que o tratamento também é fundamental.

Em 2018, foram registrado 323 casos. Apesar da redução neste ano, a gerente diz que os dados ainda não incluem todo o ano de 2019.

"O ano ainda não terminou. E esse levantamento é do final de setembro. Mas, se este ano acabar pelo menos empatado, igual o de 2018, as campanhas já tiveram resultado", ressalta.

A gerente-geral do Unacon diz que os casos mais recorrentes são os de próstata, leucemia, mieloma e intestino. E faz o comparativo do câncer de próstata que em 2017 teve 74 casos; em 2018, 67 e em 2019 está com 25.
"A prevenção é o melhor caminho. A gente tem que continuar. E, além da prevenção, a gente precisa cuidar, fazer o tratamento. Não adianta só a prevenção, sem o tratamento", pontua.

Segundo Áurea, esse número todo registrado em 2019 corresponde a pessoas que estão em tratamento.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.