Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governo do Acre estuda reabrir comércio a partir de 15 de junho

Com as regras de distanciamento e isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus, a secretária explicou que não há nenhum planejamento em curso para que seja realizada a feira.

“Está fora de cogitação. Não tem nenhuma movimentação sobre isso, não tem condições”, destacou.

Porém, ela definiu que o governo deve ser posicionar oficialmente sobre as questões também na próxima semana.

Carreata

A reabertura do comércio, com o cumprimento das regras de distanciamento e higienização, é defendida pela classe empresarial acreana há meses. Na terça (2), um grupo de empresários, comerciantes, lojistas e autônomos de Rio Branco fez uma carreata pedindo a reabertura do comércio na capital acreana.

A concentração foi em frente ao Teatrão, no Bosque, e foi até o Palácio Rio Branco, no Centro da cidade. Outro grupo de movimentos sociais também se manifestou no mesmo dia, porém contra a reabertura do comércio. Com faixas e cartazes, eles lembraram as vítimas da Covid-19 e também protestaram contra o presidente Bolsonaro.

A situação de pandemia do novo coronavírus obrigou a maior parte do comércio no estado a fechar as portas. A medida foi adotada desde o dia 20 de março, após decreto governamental.

Minuta

O mesmo grupo de pelo menos 500 empresários e mais 22 entidades, que compõem o “Movimento Emprego é Vida”, criou uma minuta para ser entregue ao comitê gestor de combate à Covid-19 no Acre com sugestões de normas de segurança que podem ser aplicadas para a reabertura gradual do comércio no estado.

“A primeira fase é mais restrita, você vai restringir horário de atendimento, grupo de risco não vai poder ser atendido, deve ser observada a questão do uso de equipamentos de proteção individual. Aí, com sete dias você observa se a curva subiu ou baixou. Caso tenha baixado, vai para segunda fase ou se não, deve ser esperado mais sete dias. Então, tudo de forma consciente e estudada. Apresentamos a proposta dia 27 de maio, mas o governo ainda não quis sentar com a gente até hoje e agora estamos apresentando uma outra proposta, pegando exemplo de outros estados”, afirmou o advogado representante do grupo, Márcio Bezerra.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.