Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governo entrega internet em escola da aldeia Morada Nova, em Feijó

 O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), realizou esta semana a entrega do sinal de internet aos índios Shanenawás da aldeia Morada Nova, localizada próximo ao município de Feijó. É a primeira de pelo menos 50 comunidades indígenas que serão beneficiadas.

A instalação do sinal de internet na escola Tekahayne Shanenawá vai beneficiar pelo menos 200 alunos do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, além de professores e da própria comunidade, melhorando a qualidade de ensino da rede pública.

Internet vai beneficiar mais de 200 alunos na Aldeia Morada Nova Foto: Stalin Melo

No encontro que teve com a comunidade, o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Mauro Sérgio Cruz, que estava acompanhado do chefe de Departamento de Educação Indígena da SEE, Nilo Barreto, teve a oportunidade de falar sobre os avanços da própria educação.

Mauro Sérgio destacou uma distorção histórica que estava sendo corrigida pelo governador Gladson Cameli com a contratação de professores por um período de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. Antes, os professores indígenas eram contratados em abril ou até mesmo maio e demitidos em dezembro, o que trazia insegurança jurídica e social aos profissionais.

“Temos um governador que valoriza a nossa educação e os nossos professores indígenas, por isso um contrato de quatro anos. Agora, vamos trabalhar para que possamos ter as condições de realizar um concurso efetivo para todas as escolas indígenas”, afirmou o secretário.

Secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE) destacou as distorções históricas que estão sendo corrigidas pelo governo.
Foto: Stalin Melo

Além da internet, que na aldeia Morava Nova já uma realidade, o compromisso do governo do Estado por meio da SEE será levar novos computadores para melhorar ainda mais o trabalho que é feito nas escolas indígenas. “Não é só a internet, também vamos trazer os novos computadores”, disse o secretário.

Outro compromisso que a SEE tem com as comunidades indígenas é com a criação de cartilhas, na língua nativa, para as aldeias, o que possibilitará a alfabetização e a educação dos alunos. Essa cartilha, segundo o secretário, precisa ser elaborada com a contribuição dos representantes em cada aldeia.

agencia.ac.gov.br

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.