Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Prefeitos do Acre conhecem os detalhes sobre acesso aos recursos do PAC 2


01-Jul-2010
Encontro reuniu gestores de 20 municípios do Estado com até 50 mil habitantes

Superintendente da Caixa, representante do Governo Federal e prefeito Angelim em reunião com prefeitos sobre recursos do PAC 2 (Foto: Marcos Vicentti)
Prefeitos de vinte municípios do Acre participaram hoje de reunião com representantes da Caixa Econômica Federal e a gerente de subchefia de assuntos institucionais da presidência da República, Mônica Fernandes, para conhecer os detalhes
sobre o acesso aos recursos do Plano de Aceleração do Crescimento 2. O encontro foi destinado a gestores dos municípios com menos de 50 mil habitantes que pertencem ao grupo 3 e representam 32% da população brasileira. O presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim disse, na abertura da reunião, que este é um momento importante para que os prefeitos discutam os eixos prioritários desse programa.
"Depois que definirem as metas de cada município, a Amac dá apoio técnico na elaboração dos projetos e cartas-consulta. Fico feliz de ver que os prefeitos de todos os municípios que se enquadram nos critérios estão aqui. Liguei a cada um pedindo que viessem pessoalmente e não mandassem representantes. Isso demonstra o interesse de todos", explica Angelim. A descentralização na distribuição dos recursos é uma das principais características do PAC 2 e segue como uma estratégia do eixo Social e Urbano, executado em parceria com Estados e municípios.
Nesta etapa do programa houve aumento de 63% no volume dos recursos totalizando R$ 389 bilhões. Os investimentos do PAC 2 devem chegar a R$ 1,6 trilhão a partir de 2011. O prefeito Raimundo Angelim ressalta ainda que as obras de infraestrutura urbana e social do PAC 2 não necessitam de contrapartida dos municípios. "Esses recursos utilizados pelos municípios pequenos são a fundo perdido. Eles não precisam acessar operações de crédito junto à Caixa porque a maioria das prefeituras não tem condições de entrar com a contrapartida".
A divulgação de forma global dos programas, prazos e acesso aos recursos de fundo perdido é uma ação inédita. "O governo federal está fazendo o caminho inverso. Antes, os municípios procuravam recursos em cada ministério. Agora é o governo que envia representantes aos Estados para explicar como devem acessar esses recursos", diz Aurélio Cruz, superintendente da Caixa, instituição que representa o governo federal em relação ao PAC.
Dividido em três frentes, a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento atuará em grupos nas áreas de infraestrutura urbana, habitação, energia e transportes. A verba prevista para o PAC 2 poderá ser utilizada em ações de pavimentação de ruas e ramais, construção de moradias e compra de máquinas e equipamentos. O governo federal calcula que a partir do segundo semestre de 2010 serão abertas as seleções para projetos de implantação de creches e unidades de saúde.
O prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos, e o prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Freitas, acreditam que o foco da maioria dos municípios deverá ser mesmo a recuperação de ramais. "Precisamos melhorar os ramais para o escoamento da produção e melhorar o acesso da população que moram nas comunidades", diz Vasconcelos. Tanto o município de Cruzeiro do Sul, como Rio Branco estão de fora desta etapa por se enquadrarem no grupo dos que possuem mais de 70 mil habitantes.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.