Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Parabéns!!!! Feijó pelos seus 71 anos

Do Seringal Porto Alegre ao Município de Feijó



Breve Histórico do Processo de Ocupação Territorial de Feijó

Habitavam as terras do município de Feijó, as tribos Jaminawás, Kaxinawás, Paparrós, Kulinas, Chacauás. Tudo natureza bruta, mata e selva só habitados por índios.
A primeira penetração de civilização data de 1879 e deu-se com a chegada à foz do rio Envira, do navio Mundurucus, trazendo vários nordestinos, que deixando sua terra natal, deslocaram-se para cá atraídos pelo incentivo do corte da seringa para a produção da borracha. Tinham como único objetivo a melhoria de vida.
Como nos diz Tocantins: “Os altos-rios foram ocupados em caráter econômico e permanente a partir de 1879”.
A partir desta data, começaram a chegar à foz do Envira as primeiras famílias nordestinas, que deixavam o sertão correndo das secas, em busca da borracha e do sonho de ganhar dinheiro. Graças aos Nordestinos, a região começou a ser desbravada. Foi uma época difícil para os índios que ali moravam, pois as necessidades dos que chegavam de lotear as terras para formar os primeiros seringais, causou muitos conflitos.
E foi exatamente em meio a esses conflitos entre brancos e índios que surgiu o Seringal Porto Alegre, localizado a margem direita do Rio Envira. Ali, naquele pedaço de chão, surgiria mais tarde, o vilarejo de Feijó que em 1938, se transformou em município.
Um dos primeiros exploradores, dessa região foi o Sr. Anjo Custódio, segundo o Sr. Ambrósio, em entrevista ao “semanário Independente de Feijó”, (hoje extinto) o mesmo chegou nessas terras por volta de março de 1887, segundo o mesmo, o Sr. Anjo Custódio, “andava sempre sozinho nas demarcações dos seringais”. Depois de Anjo Custódio, também chegou a essa região o Sr. Cajazeira, paraibano, que continuou explorando os seringais, principalmente o seringal Canadá. Continuando a exploração dos seringais, cajazeira explorou até o seringal Simpatia, fazendo lotes e vendendo para aqueles que tinham condições de comprá-los. Prosseguia-se com a exploração dos seringais, já se iniciava o corte das seringueiras, para se obter logo, logo a produção da borracha, do cernambi e do caucho. Tudo em prol do lucro e mais e atender um mercado externo e uma indústria cada vez mais pujante.
Expulsavam-se os índios para os altos rios. Ocorriam grandes batalhas entre os índios e brancos (nordestinos). Nestas lutas havia muitas mortes entre os índios e brancos (nordestinos). Portanto, o clima entre brancos e índios da região sempre foi quente. Haviam constantemente lutas, emboscadas, mas sempre a favor do homem branco, como acontecera em toda a história do o homem branco sempre saíra vencedor em relação ao indígena.
Houve várias e pequenas refregas, mas os nordestinos conseguiram, aos poucos, desbravarem a região. Subindo rios e igarapés, começaram a demarcar seus “domínios” surgindo, daí, os atuais seringais, entre estes seringais realça o denominado “Porto Alegre”, pertencente ao Sr. Rodrigues, cearense, ele chegou à região em 1896, também chegando de navio até São Felipe, hoje localidade conhecida como município de Eirunepé, no Amazonas. De lá para região de nosso município, o mesmo veio de canoa.
O Sr. Francisco Barroso Cordeiro, cearense chegando aqui por volta de 1896, o mesmo comprou o Seringal “Porto Alegre” do Sr. Rodrigues.
É neste contexto histórico que surge à margem direita do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó.A partir dá ir inicia-se a exploração, através de um processo rudimentar de civilização e de desbravamento, iniciando a construção das primeiras casas, de madeira rústica coberta de palha, do seringal “Porto Alegre”
Foi, portanto, nesse contexto histórico que surgiu o município de Feijó, no dia 21 de dezembro de 1938. E aos dezenove dias do mês de abril do ano de mil novecentos e trinta e nove, foi lido o Decreto número (3) três desta data, que declara inaugurada a Prefeitura de Feijó, Território do Acre, criada pelo Decreto-Lei número (968) novecentos e sessenta e oito, de 21 de Dezembro de mil novecentos e trinta e oito (1938). Decreto esse assinado, pelo então governador do Território do Acre, a Vossa Excelência o Sr. Epaminondas de Oliveira Martins, desmembrando o mesmo do município de Tarauacá. A partir daí, o município de Feijó começou a exercer sua autonomia política.
A Cidade
Ver Feijó, no ar, é uma surpresa para quem voa por cima de tanto verde, espesso e agreste da selva, e, de repente, surge à cidade cortada ao meio pelo rio Envira, amanhecendo de juventude, muito distante das outras regiões. É uma visão impressionante do urbanismo que se expande por todos os espaços para abrigar a população.
A maior parte da cidade ainda é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral e, reservas indígenas. Onde se mante 90% de sua floresta intacta. O modelo de desenvolvimento econômico baseia-se, na pecuária primordialmente, no extrativismo, com destaque para extração de madeira, por meio de manejo florestal e a coleta de frutas silvestres como o açai, o que teoricamente, garante o uso econômico sustentável da floresta.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.