Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Mercado de Trabalho: Taxa de desemprego de 2010 é a menor em oito anos

Ano fechou em quase 7%, porcentagem que corresponde a 1,6 milhão de pessoas sem trabalho.

A taxa de desemprego de 2010 foi a menor já medida pelo IBGE. O mercado de trabalho atravessa uma fase boa, mas ainda há muitos brasileiros que não conseguem emprego. A repórter Mônica Sanches explica por quê.
A taxa do desemprego registrada em dezembro foi de 5,3%, a menor dos últimos oito anos, quando o IBGE passou a medir este índice pelo sistema atual. Desde 2003, a taxa vem caindo e fechou o ano passado em quase 7%, porcentagem correspondeu a 1,6 milhão de pessoas sem trabalho.
No Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (27), uma agência do Sistema Nacional de Emprego ficou cheia e a fila se estendeu pela calçada.
A indústria, o comércio e os setores de serviços nunca empregaram tantas pessoas. Então, por que ainda existem muitos brasileiros em busca de uma vaga? A falta de qualificação e a inexperiência são os principais motivos que impedem uma chance no mercado de trabalho.
Formada em letras e cursando administração, Fernanda Hermes procura emprego há um ano. “Falta de experiência é uma porta fechada”, declara.
“É a falta de oportunidade que eu acho que prejudica”, diz outra desempregada.
Apesar dessas dificuldades, mais mulheres e profissionais acima de 50 anos estão empregados. Muitos voltaram ao mercado atraídos por melhores salários. O rendimento médio dos trabalhadores no ano passado também foi um recorde: quase R$ 1.500.
Segundo os analistas econômicos, a boa fase vai continuar. Quem está na situação do carioca Niniberg Dias, de 23 anos, deve voltar a estudar. “Não tenho ensino técnico, nem ensino médio nem nada e estou procurando uma vaga de auxiliar de serviços gerais”, revela.
“O recado é: busque qualificação. Isso vale para quem está fora, para quem está dentro, mas particularmente para quem não tem emprego. Vá atrás de um curso técnico, vá atrás de um curso rápido que as oportunidades estão surgindo, vão surgir mais oportunidades e é uma hora de aproveitar”, afirma o pesquisador FGV Armando Castelas.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.