Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

19 de Abril dia do Índio: Hainda há muitas Conquistas e Desafios para os mesmos no Acre

Contato com não-índios trouxe uma nova realidade aos povos que habitam oo Estado

Há quase um século e meio as populações indígenas do Acre convivem com os não -índios, ou “homens brancos”, como costumam ser chamados. Entre os massacres sofridos no passado e as recentes conquistas, permeia uma história de constantes lutas pelos seus direitos, que foram - e ainda estão sendo – garantidos gradativamente.

Reduzidos a 16 mil índios divididos entre 15 etnias, segundo dados divulgados em 2009 pela Assessoria Especial dos Povos Indígenas (AEPI) do governo do Estado, os povos tradicionais que vivem em território acreano têm, hoje, muito o que comemorar

REALIDADE é outra, mas ainda há motivos para se mantém em pé os arcos e flexas.
A educação diferenciada, que respeita os costumes tradicionais de cada povo, aponta como uma vitória dos índios acreanos. Lutando há mais de 30 anos pelos direitos das populações indígenas do Estado, a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC) protagonizou as ações de educação diferenciada. O reconhecimento da atividade pelo Estado fez com que o modelo de educação indígena da ONG se tornasse política pública no Acre.
Mais de 30 terras indígenas estão demarcadas no Estado, ocupando 14% da extensão do Acre. A criação dessas áreas representa uma das maiores conquistas obtida por essas populações, que agora dispõem de um território que lhes aproximam das sustentações econômica, cultural e ambiental ainda tão desejadas por muitos povos no Brasil.
Após a delimitação dessas terras, surgiu a necessidade de uma política capaz de garantir a não escassez dos recursos naturais nelas disponíveis. Assim, a CPI/AC criou os planos de uso das terras indígenas e a formação dos agentes agroflorestais para atuar na produção, no manejo dos recursos, na defesa do território, entre outras ações.
De acordo com Isaac Pianko, uma das lideranças da aldeia Apiwtxa, onde vive o povo Ashaninka, a participação de representantes indígenas nas políticas públicas é outra conquista importante. “No Acre, os povos têm participado das ações mais diretas. Essa interação tem trazido melhores condições a nós, indígenas”, disse Pianko

Escrito por Leandro Chaves - leandrochaves@pagina20.com.br
19-Abr-2011

http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=21477&Itemid=42

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.