Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Segurança: Acre fortalece combate às drogas

Acre fortalece combate às drogas
Romerito Aquino (Brasília

Ministério da Justiça libera R$ 508 mil para capacitar a Polícia Civil na repressão ao uso e tráfico de entorpecentes em todo o Estado

O Acre acaba de obter um grande reforço na luta contra o tráfico e o consumo de drogas. O Ministério da Justiça anunciou ontem a liberação de R$ 508,2 mil para a Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, adquirir equipamentos modernos e adequados para a investigação e o combate ao uso e tráfico de cocaína, maconha, crack, oxi e outros entorpecentes em todo o Estado.
Os equipamentos a serem adquiridos pelo convênio entre o governo do Estado e o Ministério da Justiça vão permitir à Polícia Civil acreana fazer investigação qualificada contra o tráfico, dando condições para os policiais atuarem com base em provas científicas, em perícias e em ações de inteligência, consideradas essenciais à eficácia do combate às drogas.
O fortalecimento da Polícia Civil para combater as drogas no Acre faz parte das prioridades definidas pelo governador Tião Viana para a área de segurança pública, que desempenha ações de prevenção ao uso e de combate ao tráfico de drogas no Estado. “Temos que fortalecer o combate às drogas, a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico”, disse o governador.
O secretário de Polícia Civil do Estado, Emylson Farias, considerou de grande importância o fortalecimento do DRE para capacitá-la ainda mais no combate ao uso e ao tráfico de drogas em todo o Estado. “Isso vai nos fortalecer para combatermos esse mal que tanto prejudica a nossa sociedade”, assinalou Farias, ao falar dos recursos liberados pelo Ministério da Justiça para a DRE.
Os recursos destinados à Polícia Civil provêm dos vários programas e ações que o Ministério da Justiça desenvolve para combater a violência, como o Pronasci, o Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron) e o Grupo Permanente de Enfrentamento ao Crack, lançado já no governo da presidente Dilma Rousseff. A ajuda do ministério vai qualificar ainda mais a DRE do Acre para combater de forma mais rápida e adequada o uso e o tráfico de drogas, presentes hoje em todo o território acreano.
Dessa forma, a DRE da Polícia Civil do Acre estará capacitada a se somar aos órgãos federais que também combatem o tráfico de entorpecentes, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, que têm apreendido drogas principalmente nas regiões da fronteira acreana com o Peru e a Bolívia, grandes produtores.
Mais bem equipada, a DRE deverá ampliar sua apreensão de drogas no Estado, que no ano passado foi da ordem de 9,6 quilos de cocaína e de seus derivados e de 152 quilos de maconha. A expectativa da Polícia Civil é de que o uso dos novos equipamentos possa duplicar a apreensão de drogas no Estado ainda este ano.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15671&Itemid=26

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.