Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Concurso Senado 2012: sai edital para 246 vagas

O novo concurso suprirá a necessidade de reposição de servidores diante do grande número de aposentadorias desde o último concurso. Inscrições já começaram.

 

 Edital Senado Federal

 

O edital do concurso do Senado Federal, tão aguardado por muitos concurseiros de todo o Brasil, já foi publicado. A previsão é de que sejam preenchidas 246 vagas, das quais 104 são para o cargo de Técnico Legislativo (nível Médio), 133 para Analista Legislativo (nível Superior) e nove para Consultor Legislativo (nível Superior). Na incumbência de organizar todo o processo, está a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que será remunerada exclusivamente pelo montante arrecadado com as taxas de inscrição. Vale lembrar que 5% dessas vagas estão reservadas aos portadores de deficiência, de acordo com o que prescreve a legislação. Além disso, terão direito à isenção do pagamento da taxa os candidatos considerados hipossuficientes (de condições econômicas reduzidas).
Confira cada um dos editais:
Trata-se de um concurso bastante esperado, inclusive pela presidência da Casa, haja vista a grande demanda por novos servidores que pudessem compensar as vagas deixadas pelos aposentados (531 somente nos dois últimos anos). Outro dado animador aponta para o fato de que nos próximos três anos mais 690 funcionários públicos da Casa também irão se aposentar, o que nos leva a concluir que o número de vagas oferecidas pode ainda não ser o ideal.
Inscrições
As inscrições já começaram e todo o procedimento será feito pelo site da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/senado11), até as 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2012. As taxas cobradas vão de R$ 180,00 a R$ 200,00, dependendo do cargo escolhido.
Provas
As provas deste criterioso concurso estão agendadas para o dia 11 de março, nas capitais de todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, em turnos opostos de acordo com os cargos oferecidos: candidatos ao cargo de Consultor Legislativo e Técnico Legislativo farão prova em turno oposto aos que concorrerem ao cargo de Analista Legislativo. Esta é a razão pela qual os candidatos podem se inscrever em mais de um cargo.
Todos os candidatos farão provas discursivas. Quem optou pelo cargo de Consultor Legislativo ainda passará por prova de títulos. Serão exigidos teste de aptidão física/psicológica e investigação socio-documental para os inscritos no cargo de Técnico Legislativo (especialidade Policial Legislativo Federal), que também passarão por curso de formação específico - e necessitarão ser aprovados no mesmo.
Concorrência
Em grandes concursos, analisar estatísticas já vivenciadas por um lado pode empolgar ainda mais os candidatos, mas por outro pode indicar claramente que a única saída para enfrentar a maratona da provas é o preparo de cada um. Segundo informações da Agência Senado, espera-se que cerca de 80 mil pessoas se inscrevam neste concurso, o que, por si só, já representa o dobro do que se registrou no último processo, realizado em 2008 (42.970 inscritos). Para se ter uma ideia da grande concorrência que o Concurso Senado 2012 terá, basta lembrarmos outros números passados: em 2008, quase 1.197 candidatos disputaram cada vaga no cargo de Policial Legislativo Federal, enquanto que pouco mais 1.043 inscritos concorreram a cada uma das vagas abertas no cargo de Técnico Legislativo/Administração.
Este concurso público valerá por um ano, mas poderá ser prorrogado, a critério da administração do Senado Federal.

 http://concursosnobrasil.com.br/concursos/br/concurso-senado-federal.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.