Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Eleições registram maior índice de abstenção no 2º turno desde 1996

Para presidente do Tribunal Superior Eleitoral, número é preocupante. Mais de seis milhões de eleitores deixaram de ir às urnas.
As eleições deste domingo (28) registraram 19,12% de abstenção, o maior índice no segundo turno das eleições municipais desde 1996.
Para a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, o índice é preocupante. Mais de seis milhões de eleitores deixaram de ir às urnas.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou na noite deste domingo (28) que o percentual de abstenção em 19% no segundo turno das eleições municipais de 2012 é "preocupante".
No segundo turno da eleições municipal anterior, de 2008, o índice de eleitores que faltaram às urnas foi de 18,09%. No primeiro turno da eleição deste ano o percentual foi de 16,41%. Com 100% das  urnas do país apuradas, o índice de abstenção é preocupante.
"Relativamente, a abstenção teve aumento. Como passou de 19%, cabe agora aos órgãos, tanto da Justiça Eleitoral quanto especialistas, cientistas políticos, analisarem. É, sim, preocupante qualquer aumento. Toda abstenção não é boa porque significa que a representatividade - e quanto maior a presença é ganho - pode ser questionada", afirmou Cármen Lúcia, em entrevista de balanço do segundo turno das eleições municipais.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.