Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

TCE vai ensinar novos prefeitos como gastar corretamente dinheiro público

Nos últimos quatro anos todos os prefeitos do Acre foram notificados por problemas nos relatórios enviados ao Tribunal de Contas do Estado, principalmente a prestação de contas. Os conselheiros querem ajudar a reduzir a quantidade de multas e o número de gestores que ficarão na lista suja. Nos dias 6 e 7 de dezembro está marcada uma reunião com todos os prefeitos eleitos e os Conselheiros do TCE. Eles devem trazer os assessores diretos para que eles conheçam todos os procedimentos quanto à prestação de contas do dinheiro que entra e sai do município. 
Outro quesito que será debatido e a publicidade dos atos do gestor. A lei de responsabilidade fiscal exige que os relatórios sejam afixados em locais públicos para que a população saiba onde os recursos estão sendo gastos, só que a lei raramente é respeitada.
Segundo o Presidente do TCE, Ronald Polanco, o encontro será um curso de gestão, os prefeitos reclamam das dificuldades de comunicação e de transporte para conseguir enviar os documentos, mas os conselheiros não aceitam mais essa desculpa. Segundo Polanco a internet oferece contato direto com o Tribunal que mantém servidores sempre prontos a tirar as dúvidas das Prefeituras. Outro problema dos gestores, apontado pelo Presidente é a falta de servidores capacitados para trabalhar com planilhas de custos e leis, por isso os relatórios estão sempre cheio de erros. “Como os salários são baixos no interior fica difícil contratar profissionais com especialização nas áreas financeira e contábil”, comentou.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.