Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Alfabetização aos 8 anos é meta ousada e realista, avalia Aníbal

Em apreciação no plenário do Senado no final da tarde desta terça-feira, 26, o projeto de lei de conversão (PLV 2/2013) que institui incentivos e apoio técnico e financeiro da União a estados e municípios com o objetivo de promover a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos (terceiro ano do ensino fundamental), provocou um acalorado debate entre os senadores antes de ser aprovado em votação simbólica.

O senador Aníbal Diniz foi um dos que saiu em defesa da matéria que agora segue para sanção presidencial. “Esta medida provisória que trata do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma matéria extremamente ousada do governo Federal que dá uma resposta muito importante no sentido de termos um avanço considerável nos níveis de educação e na qualidade do ensino e da alfabetização das nossas crianças, até o ano de 2022”, defendeu.
Em sua defesa, o senador Aníbal ressaltou que o governo Federal não está estabelecendo uma obrigatoriedade de que as crianças sejam alfabetizadas somente aos 8 anos. “O governo Federal está propondo que as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 8 anos. É claro que aquelas famílias que têm acesso a meios mais modernos podem certamente proporcionar aos seus filhos um aprendizado muito mais rápido. Pode ser que, aos seis anos de idade – e isto já acontece em muitas famílias –, as crianças já tenham o domínio das letras, já tenham o domínio de algumas operações, mas isso não quer dizer que elas tenham concluído completamente o ciclo que diz respeito à alfabetização que está sendo proposto no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, que é exatamente o ciclo de três anos ou de 600 dias letivos”, explicou.
Leia mais...
http://www.agazeta.net/politica-noticias/197-noticias/18478-alfabetizacao-aos-8-anos-e-meta-ousada-e-realista-avalia-anibal.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.