Empresa que produz açaí em pó será instalada na ZPE, no Acre
Autorização será publicada formalmente no dia 26 deste mês.
Em abril, será iniciada a construção da planta industrial na ZPE.
O Acre terá uma empresa que produz açaí em pó, a Super Fruit Global, será instalada na Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE) ainda este ano, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
A decisão foi tomada em uma reunião nesta quarta-feira (12) no gabinete do governador Tião Viana, junto com o grupo de empresários responsáveis pela empresa e o secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães.
O gerente de projetos da Super Fruit Global, Erlan Gamarra, disse que a motivação de instalar a empresa no Acre foi porque o estado já tem um ambiente positivo para o investimento.
"Nossa matéria prima é polpa de açaí, então fizemos uma pesquisa aqui, porque o estado já tem uma cadeia produtiva organizada, tanto na produção de polpa, como no apoio institucional do governo e instituições ligadas a produção", disse.
O secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães explica que o produto da empresa é o açaí liofilizado em pó, um processo que retira a água do alimento e preserva os nutrientes, além de aumentar a durabilidade. "Esse produto já é muito aceito fora do Brasil e dentro também, aqui não será diferente. Será usado principalmente na indústria de alimentos", explica.
saiba mais
Em relação a quando a empresa começa a operar no estado, o secretário diz que após ser publicada oficialmente no Diário Oficial da União a autorização, a Super Fruit Global já deve começar a construir a sede, no início de abril com previsão para funcionar ainda este ano.
"O projeto da Super Fruit Global já passou por toda parte técnica e foi aprovado no Conselho Nacional de ZPEs. O que acontece é que no dia 21 deste mês, a aprovação será formalizada e, no dia 26, sairá no Diário Oficial da União", explica.
Em relação a geração de empregos e renda para as famílias do estado do Acre, Magalhães fala que, do ponto de vista econômico, a instalação da Super Fruit Global deve gerar um impacto social muito positivo. "As famílias que já produzem o açaí no nosso estado agora terão para quem repassar o fruto e com isso gerar maior renda", finaliza.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/02/empresa-que-produz-acai-em-po-sera-instalada-na-zpe-no-acre.html