Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Sindicato diz que assaltos em ônibus ocorrem 'toda semana' na capital

Motoristas e cobradores pedem mais segurança nas linhas de ônibus. Morte de motorista causou revolta na categoria nesta terça-feira (29).
Do G1 AC
Faixa de luto é colocada no retrovisor de ônibus (Foto: Rayssa Natani/G1)Faixa de luto é colocada no retrovisor de ônibus (Foto: Rayssa Natani/G1)
A morte do motorista de ônibus, Raimundo Marconi Santana, assassinado a tiros durante o exercício de sua função, em uma tentativa de assalto, na linha que faz o trecho Centro-Ufac, na noite de segunda-fera (28) acendeu o sinal de alerta na categoria. Nesta terça-feira (29), motoristas e cobradores pararam 100% da frota em protesto à morte do colega e pediam mais segurança nas linhas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Passageiros e Cargas do Acre (Sinttpac), Marco Costa, afirma que os assaltos são constantes. "Foi mais um ato. Assaltos em ônibus são frequentes, toda semana tem assalto em linhas diversas, isso é muito complicado", afirma.
Segundo ele, durante reunião nesta terça com a cúpula da Segurança Pública a categoria exigiu medidas imediatas para protegê-los. Ele informa ainda que a partir de agora haverá um acompanhamento nas linhas de ônibus e relatórios serão encaminhados para a Secretaria de Segurança. "Vamos buscar providências para que não venha a acontecer algo dessa natureza. Perder um pai de família, um trabalhador do transporte é difícil. Vamos fazer relatos e acompanhamentos mensais por linha, e mandar esses relatórios para Segurança", diz.
Motoristas param em protesto (Foto: Geisy Negreiros/G1)Motoristas pararam em protesto na manhã desta terça (Foto: Geisy Negreiros/G1)
O diretor do Sindicato dos Motoristas Rodoviários do Acre, Júnior Jaunes, diz que os movimentos feitos pela categoria servem para chamar a atenção das autoridades. "Há muito tempo a gente vem pedindo mais segurança para os trabalhadores de transporte público. Nós carregamos tantas vidas e não temos segurança alguma. Queremos mais fiscalização na trajetória e nas paradas finais, porque quando é horário de pico eles mostram o rosto e não se intimidam com câmeras nem nada", desabafa
Entenda o caso
O motorista Raimundo Marconi foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, na noite de segunda-feira (28). De acordo com o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, seis homens estão envolvidos no crime. Dois entraram pela frente do ônibus, dois pela porta de trás e outros dois ficaram do lado de fora para dar apoio na fuga. Os seis já foram identificados e presos, entre eles, uma mulher.

Cinco tiros foram disparados em direção ao motorista, dos quais três o atingiram. Um dos disparos atingiu o abdômen da vítima, que travou uma luta com um dos suspeitos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima não resistiu e morreu, ainda na ambulância.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.