Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com sonho de virar engenheiro civil, pedreiro estuda 3h por dia para Enem

Jovem trabalha há 3 anos na construção civil, em Cruzeiro do Sul, no Acre. 'Chego em casa cansado e ainda tenho que tirar forças para estudar', diz.

Vanísia NeryDo G1 AC
  •  
Jovem trabalha o dia todo e quando chega em casa à noite estuda por três horas (Foto: Vanísia Nery/G1)Jovem trabalha o dia todo e quando chega em casa à noite estuda por três horas (Foto: Vanísia Nery/G1)








O jovem Jandes Rodrigues Ferreira, de 24 anos, trabalha como pedreiro há três anos em Cruzeiro do Sul (AC). Com o sonho de mudança, ele resolveu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de cursar engenharia civil na Universidade Federal do Acre (Ufac) ou Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o jovem estuda três horas por dia. Ferreira diz que começou o ofício de pedreiro aos 21 anos, pensa em continuar no mesmo ramo de trabalho, porém, com uma função diferente no canteiro de obras, sendo engenheiro formado e com o diploma nas mãos.
“Meu objetivo em fazer o Enem é mesmo o de cursar engenharia civil. Gosto do ramo que trabalho, mas quero crescer, ter melhores condições e isso só posso conseguir através do estudo”, diz.
Jandes trabalha durante o dia todo em obras, ao chegar em casa ainda estuda três horas. Ele conta que prestou o Enem para pedagogia em 2007, mas garante que o cansaço é o obstáculo mais difícil na hora de se concentrar para os estudos.
“Por pouco não consegui, faltaram décimos. A maior dificuldade para conseguir alcançar esse objetivo é o cansaço. Chego a noite em casa, cansado de passar o dia no batente e ainda tenho que conseguir tirar forças para estudar. Não é fácil, mas é preciso, porque quero mudança e estou conseguindo estudar pelo menos três horas por noite”, conta.
O jovem se dedica a estudar todas as disciplinas, mas se empenha com mais cuidado para a redação. Ele afirma que sua maior dificuldade é na área de português.
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre às 13h e às 18h30 (horário de Brasília).
Os inscritos podem ter acesso aos cartões de confirmação do Enem pelos Correios (entregue em casa) ou internet. Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual.
Jandes Rodrigues Ferreira quer passar em engenharia civil  (Foto: Vanísia Nery/G1)Jandes Rodrigues Ferreira quer passar em engenharia civil (Foto: Vanísia Nery/G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.