Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Faltam 6 dias para o Enem: veja dicas de quem se deu bem no ano passado

Provas ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro. Conheça as estratégias de quem já passou pelos exames.

Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
A poucos dias da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o G1 ouviu alunos que tiveram boas notas na prova do ano passado para dar dicas aos candidatos deste ano. Estudar ou relaxar nos últimos dias que antecedem o exame? Comer chocolate ajuda? Ainda dá tempo de revisar o conteúdo? Vale a pena fazer simulados? As provas do Enem serão no próximo sábado (8) e domingo (9). Veja o que dizem os candidatos que tiveram sucesso nas provas do ano passado e entraram na faculdade:
'LEVE TRÊS MINUTOS EM CADA QUESTÃO'
arte guilherme vale este (Foto: G1)
Campeão de aprovações no curso mais concorrido das instituições, Guilherme Marinho, de 19 anos, recomenda que os candidatos durmam cedo nos dias que antecedem as provas e caprichem na alimentação. “É necessário evitar alimentos que não estejam na dieta normal.” Ele foi aprovado em medicina naUFMG e Unifesp (pelo Enem), além de ter passado nos vestibulares da Unesp, Unicamp e USP. Optou por estudar medicina na USP.
Para o dia da prova é fundamental chegar cedo para evitar imprevistos que possam render um atraso. “É bom conhecer o local de prova para ver quanto tempo é necessário para chegar. Eu sempre tive medo de perder, então chegava umas duas horas antes.” Guilherme não gostava de levar chocolate, pois o que deixava enjoado, principalmente nos dias quentes, optava por barrinhas de cereal e água, mas não em excesso para “exagerar nas idas ao banheiro.”
Como a prova do Enem é longa e cansativa, Guilherme lembra que é necessário manter uma média de três minutos na resposta de cada questão. “Sempre vai ter uma questão mais rápida e outra que vale a pena olhar mais vezes, mas o segredo é reler sempre o enunciado.”
Para o dia redação, dica de Guilherme que garantiu nota 1.000, é primeiro ler o tema e a coletânea, seguir para as questões, e quando bater o cansaço voltar para o texto. “Coloquei as questões principais no rascunho, depois voltei para as questões. Na segunda volta, fiz o texto direitinho.”
'NOS ÚLTIMOS DIAS SÓ DESCANSEI'
arte willian (Foto: G1)
Aluno do Objetivo Integrado, Willian Werner saiu do ensino médio direto para a faculdade. Foi aprovado em engenharia de materiais na UFScar, em física no Instituto Federal de São Paulo pelo Enem, em química na Unicamp e engenharia de materiais na USP, onde se matriculou. Ele diz que o fato de ter participado de olimpíadas científicas o ajudou muito na preparação para as provas, pois deixou a carga de estudos menos pesada para os últimos anos.
"Também fiz provas antigas para me acostumar e ganhar ritmo, porque às vezes o problema nem a matéria em si é o cansaço da prova. Ao fazer os exames antigos, a prova soa mais tranquila para você, mas nos últimos dias não estudei, só descansei."
Na véspera, Willian recomenda apostar em algo que dê alívio ao candidato, mas que "não seja energicamente desgastante. "Eu andava de bicicleta ou ficava em casa deitado, era o que mais me tranquilizava. Consegui manter a calma."
'TER CALMA E PRESTAR ATENÇÃO'
arte luiz (Foto: G1)
Luiz Sylvio Hermida, de 18 anos, cursou o ensino médio na escola Garriga de Menezes, no Rio de Janeiro, e saiu de lá direto para a faculdade. Foi aprovado em segundo lugar no curso de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Enem. O universitário disse que se preparou para o exame durante todo o ensino médio, embora tenha dado mais enfoque no terceiro ano.
A dica de Luiz para quem vai encarar a prova este ano é acompanhar as atualidades principalmente no campo da política e da economia. Ele lembra que embora a prova não cobre conhecimento específico sobre o noticiário, a leitura ajuda a ampliar o repertório até para a produção da redação. “Outra dica é parar de estudar nos últimos dias, isso é só aumenta o nervosismo. É preciso descansar um pouco.
Para os mais desatentos, Luiz reforça o momento de escrever no cartão reposta exige atenção redobrada. “É preciso fazer com muita calma e prestar atenção para não errar. Eu mesmo errei três questões.”
'APRENDA A ADMINISTRAR O TEMPO'
arte adriana (Foto: G1)
Adriana Elisa Bozzetto, de 18 anos, deixou São Paulo, capital, para estudar relações internacionais na Universidade Federal de Dourados (MS). Já no segundo ano do ensino médio começou a fazer cursinho para se preparar para os vestibulares, mas lembra que também usou a plataforma Geekie Games - em funcionamento também neste ano - o que lhe ajudou muito na preparação.
"Aconselho a utilização porque essa plataforma faz um diagnóstico das suas dificuldades em cada competência cobrada no Enem e ajuda com aulas online e exercícios voltados para melhor entendimento do conteúdo", diz
Outra dica da Adriana é estudar sociologia. "Me ajudou muito na redação, também é necessário treinar lógica e interpretação de texto. Lógica com exercícios na internet e questões passadas e para a interpretação de texto a melhor preparação é a leitura."
A estudante diz que é importante resolver as provas dos anos anteriores para que o candidato se organize em relação ao tempo. "O Enem é uma prova extensa que exige bastante leitura, então saber administrar o tempo é essencial, principalmente no segundo dia."
'LEVE CHOCOLATE NAS PROVAS'
arte matheus vale este (Foto: G1)
Matheus Evangelista de Souza, de 17 anos, teve sucesso no Enem conseguiu vaga na UFScar, mas decidiu cursar engenharia elétrica na USP. Ele diz que na reta final concentrou o tempo fazendo simulados de edições anteriores dos exames. “Descobri as áreas em que estava deficiente e também me acostumei com o ritmo das provas. Mas não recomendo forçar a barra, se você está cansado é melhor descansar e depois voltar aos estudos, rende muito mais do que continuar direto.”
Para a véspera da prova, a dica de Matheus é tirar o dia para relaxar, seja em um parque ou em um encontro com os amigos para aliviar a tensão. “Também é necessário comer refeições leves e dormir bem cedo, para acordar no outro dia descansado e na hora.” Ele não dispensou o chocolate durante os exames. “Nos dias decisivos sempre fui acompanhado por uma barra. Chocolate estimula a produção de serotonina, deixa nosso humor um pouco melhor pra encarar os vestibulares.”
'RELAXE UNS DIAS ANTES DA PROVA'
arte isabella vale este (Foto: G1)
Para se preparar para disputar uma vaga no curso de arquitetura, embora já tivesse talento para desenhar, Isabella Courel, de 18 anos, fez um curso preparatório de quase um ano. Também não descuidou dos estudos do conteúdo do ensino médio. Para ela, o nervosismo foi um vilão. “Me atrapalhou um pouco, se não tivesse tão angustiada, poderia ter ido melhor. É preciso tentar ficar tranquilo.”
“Também é preciso relaxar uns dias antes da prova, fazer algo que gosta, conversar com amigos, mas nada de sair para jogar futebol para não correr o risco de sofrer uma lesão”, diz.
Isabella afirma que cada candidato deve procurar o que mais lhe acalma. Durante o período de estudos, ela usou as redes sociais com moderação para não perder o foco e não teve problemas. “Mas eu também não sou muito fissurada, gosto de saber o que está acontecendo com os meus amigos, mas sem excessos.”
'MOMENTO É DE REVISAR'
arte monique (Foto: G1)
Foram dois anos de cursinho, um deles com dedicação exclusiva aos estudos para conseguir a tão sonhada vaga. Para Monique Ramos, de 20 anos, nesta reta final antes da prova o tempo deve ser aproveitado para revisar os conteúdos. “Não é hora de dar atenção para o que ficou para trás. Não é o momento de aprender, e sim, de revisar.”
Na hora da prova, a estudante optou por fazer as questões que tinha mais facilidade, por isso a parte de exatas ficou por último. No dia da redação, aproveitou que a “mente estava descansada” e escreveu primeiro o texto, antes de ir para as perguntas. “A parte mais difícil foi manter a calma.”
'DEIXE AS QUESTÕES DIFÍCEIS PARA DEPOIS'
talita arte (Foto: G1)
Formada em enfermagem há sete anos, Talita Keller, de 29 anos, trabalhava no Programa Saúde da Família na Zona Leste de São Paulo, mas desistiu do emprego para se dedicar aos estudos e conseguir uma vaga no curso de medicina. Ela teve bom desempenho no Enem 2013, conquistou algumas vagas na Federal da Bahia, do Sergipe, da Fronteira Sul e dos Vales do Jequitinhonha, mas optou por não se matricular e continuar os estudos no Etapa para tentar uma vaga em uma universidade de São Paulo.
"O que mais me ajuda é fazer os simulados. Pegar as provas anteriores, responder, corrigir e criar uma resistência de prova. O Enem é uma prova cansativa e vi muita gente desistindo de fazer a prova inteira, tem de ter resistência", diz.
Talita afirma que 48 horas antes dos exames para de estudar e tentar relaxar. "Controlar o nervosismo é difícil, mas sou evangélica e a igreja é um grande apoio que tenho. A oração me acalma, me ajuda muito, além do apoio da minha família e esposo." No dia da prova, a enfermeira responde as questões na sequência, mas não perde tempo com as mais difíceis. Pula e depois retorna nela. "Em 90 questões, por exemplo, deixo umas 15 para trás, depois retomo."
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.