Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Bebê a bordo: médico realiza parto durante voo de aeronave no interior do Estado

Bebê a bordo: médico realiza parto durante voo de aeronave no interior do Estado
Menina de mais de quatro quilos nasceu de parto normal - Foto: Elson Costa/Cedida
Uma menina pesando mais de quatro quilos nasceu de parto normal, na manhã da última sexta-feira, 12, durante o voo de uma aeronave da Aerobran Táxi Aéreo, que prestava socorro a uma grávida de 55 anos, residente em Santa Rosa do Purus. Ela estava com o bebê atravessado e necessitaria de uma cirurgia cesárea. Como não havia condições de realizar o procedimento no município, a empresa Aerobran foi acionada.
A aeronave Sêneca III, prefixo PT RVK, comandada pelo piloto cruzeirense Chelen Rodolfo, decolou de Cruzeiro do Sul cedo da manhã para resgatar a grávida em Santa Rosa do Purus. Depois de 20 minutos da decolagem para Rio Branco, a mulher começou a perder o líquido amniótico, estourou a bolsa e a criança nasceu de forma natural. O médico militar Gênesis Menezes do 61º Batalhão de Infantaria e Selva (61º BIS) e a enfermeira Elisângela Silva que acompanhavam a grávida na remoção fizeram o parto.
“Tratava-se de uma senhora de 55 anos que não estava em condições de ter a criança de parto normal. O médico do Hospital de Santa Rosa do Purus indicou cesárea porque a criança já estava em sofrimento fetal pelo tempo que se leva para acionar a aeronave até o pouso para o socorro, mas a criança nasceu sem nenhum risco e a grávida literalmente foi ter um parto no avião”, disse o médico muito satisfeito com o resultado do resgate.
Segundo o médico Genesis Menezes, quando o avião decolou a grávida reclamou de dores, e ao fazer uma manobra para acomodá-la melhor na maca da aeronave, ele observou que havia rompido a placenta da gestante. “Fiquei aguardando, e não pensava que a criança fosse nascer. Para nossa felicidade, houve um giro e quando vi já estava coroando e a criança nascendo. Fiz o acompanhamento do nascimento, que ocorreu de forma normal”, disse.
O médico Gênesis lembra que o momento do nascimento da criança foi de muita emoção, e a enfermeira Elisângela chorou quando a viu mamando. O médico elogiou a estrutura das aeronaves da Aerobran, que garantem equipamentos e condições necessárias para o acompanhamento dos pacientes, e enalteceu a qualidade das equipes de trabalho.
Voz do Norte
http://www.pagina20.net/cotidiano/bebe-a-bordo-medico-realiza-parto-durante-voo-de-aeronave-no-interior-do-estado/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.