Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Duas cruzeirenses são finalistas na Olimpíada Nacional de Português

As estudantes são da Escola Estadual Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul. Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa ocorre em Brasília, neste mês.

Genival MouraDo G1 AC
Quétila Gaspar, de 15 anos, Eduarda Moura, de 17 anos, e a professora Gessytha Azevedo (Foto: Genival Moura/G1)Quétila Gaspar, de 15 anos, Eduarda Moura, de 17 anos, e a professora Gessytha Azevedo (Foto: Genival Moura/G1)
As estudantes Quétila Gaspar da Silva, de 15 anos, que cursa o 1° ano do ensino médio, e Eduarda Moura Pinheiro, de 17, do 2° ano, ambas da Escola Estadual Craveiro Costa, localizada no Bairro do Remanso, em Cruzeiro do Sul, são finalistas, com outras 38 selecionadas, da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", que ocorre na capital federal, em dezembro.
Quétila chegou à final no gênero crônica com o tema "Tempestade". O texto faz uma comparação entre a goleada sofrida pela Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo, para a Alemanha e as tempestades que ocorrem com frequência na Amazônia. Já Eduarda, avançou no gênero artigo de opinião, com um tema bastante polêmico, "Visita íntima em motel: Uma questão de dignidade!" em referência a uma ala de visita íntima, que, segundo ela, está em construção no presídio local.
A estudante Quétila Gaspar participou da fase regional no mês de novembro em Porto Alegre (RS), e fez sua primeira viagem de avião. “Tem sido uma experiência muito boa para mim, e toda minha família e, graças a Deus, consegui passar para a final com o apoio de toda escola e da nossa professora”, ressaltou.
A professora Gessytha Azevedo, de 25 anos, explica que o trabalho iniciou com oficinas na escola servindo de preparação para os candidatos. Os melhores trabalhos em cada gênero avançaram para a fase municipal, estadual e regional até a classificação para a final.
“Isso mostra que todos têm capacidade. O que vale é a dedicação e força de vontade, requisitos apresentados pelas duas meninas. A recompensa são experiências de viagens e aprendizados inesquecíveis e importantíssimos para a vida delas. Todos nós da escola estamos felizes e esperamos uma vitória ainda maior na final”, explica.
Moradora  em uma área periférica do Bairro Cruzeirão, a estudante Eduarda Moura já conhece bem os caminhos que levam ao triunfo na Olimpíada de Língua Portuguesa. A jovem foi campeã em 2010 no gênero "Memórias Literárias" quando ainda cursava a 7ª série.
“Nunca pensava que aqui no interior do Acre pudesse almejar uma conquista nacional, mas agora sei que não importa classe social, ou lugar onde mora, todos nós temos capacidade, basta acreditar”, diz confiante a aluna que participou no mês de novembro da fase regional em Brasília.
Para a final, que ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro, as duas estudantes estarão acompanhadas de um familiar, da professora Gessytha Azevedo, e do diretor da escola, Flávio Rosas, que ressalta o momento especial em que vive a instituição de ensino.
“Estamos muito alegres, porque o fato deles chegarem à final, já é uma conquista. Nossa escola vinha se destacando no esporte e cultura, mas agora nós estamos também provando que temos qualidade no ensino”, conclui o diretor.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.