Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Mãe e bebê indígena que nasceu com intestino fora do corpo são resgatados

Mãe e filho foram resgatados por helicóptero no interior do Acre.
Após regaste, eles foram encaminhados para a maternidade. 

Iryá RodriguesDo G1 AC
Bebê indígena é resgatado com intestino para fora do corpo  (Foto: Divulgação/Ciopae)Bebê indígena é resgatado, após nascer com intestino para fora do corpo (Foto: Divulgação/Ciopaer)
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu), resgatou nesta terça-feira (16), uma índia da etnia Jaminawá, de 15 anos, e seu bebê que nasceu com o intestino para fora do corpo. Os dois foram localizados na comunidade Icuriã, próximo ao município de Assis Brasil, distante em linha reta 200 km da capital. O resgate foi feito pelo helicóptero do governo estadual João Donato. Mãe e filho foram encaminhados para a maternidade pública de Rio Branco.
Mãe e filho são resgatados em um helicóptero e levados para a matenidade (Foto: Divulgação/Ciopae)Mãe e filho são resgatados em um helicóptero e levados para a matenidade (Foto: Divulgação/Ciopaer)
De acordo com o capitão Samir Freitas, piloto do helicóptero, o resgate deveria ter sido feito na segunda-feira (15), mas só nesta terça-feira foi possível. Ele conta que a equipe precisou pousar em um ramal para fazer o resgate de mãe e filho. O capitão explica ainda que o acesso até a comunidade por terra é praticamente intrafegável nesta época do ano, por causa das chuvas. Para chegar até o local de barco leva-se em média seis dias.
"Nós fomos acionados ontem [segunda-feira] pelo Samu para fazer o resgate de uma índia que estava com gravidez de risco, mas estávamos em uma operação em Xapuri e só foi possível ir hoje [terça]. Quando chegamos ao local, a jovem já havia tido o bebê e se deslocado pelo ramal que dá acesso à cidade de Assis Brasil", conta o capitão Samir Freitas, comandante da operação.
Ao G1, a diretora administrativa da maternidade Bárbara Heliodora, Mirza Félix, informou que o bebê está sendo operado e a mãe passa bem.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.