Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Segunda morte por dengue em Cruzeiro do Sul é confirmada

0412-cotidiano-denguecruzeirodosul-juruaonline
Cidade vive epidemia da doença
Quando surgiram os primeiros casos de dengue em Cruzeiro do Sul, apenas o vírus do tipo “1” circulava pela cidade. De acordo com diagnósticos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o mês de outubro, ainda não tinha sido identificado outro estágio da doença.
Entretanto, durante o mês de novembro, vários pacientes apresentaram o vírus tipo “4” considerado o último estágio e o mais grave. Desses pacientes, dois morreram com complicações provocadas pela dengue.
Os dois óbitos provocados pela dengue aconteceram durante este mês. Uma professora foi a primeira vítima. Na semana passada morreu a segunda pessoa com dengue grave. Um aposentado que sofria de hipertensão passou uma semana na UTI do Hospital do Juruá, mas não resistiu.
Em dez meses, já foram realizadas mais de 26 mil notificações nas unidades básicas de saúde e nos hospitais da segunda maior cidade do Acre. Desses, 16 mil casos confirmados.
A secretária Municipal de Saúde Lucila Bruneta, acredita que, mesmo tendo sido identificados apenas dois tipos da doença, a cidade já pode está infestada com os outros dois tipos de dengue. “Se tem os tipos um e quatro, com certeza já tem dos outros tipos também” – disse Lucila.
Ações
A luta contra a dengue continua em toda cidade. Durante o inverno, período mais propício para a reprodução do mosquito transmissor, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração das escolas, do IFAC, SEBRAE, CEFLORA e da Associação Comercial do Juruá, para intensificar as ações. Todos os dias grupos de voluntários realizam arrastões nos bairros com o objetivo de conscientizar a população para eliminar os criadouros do Aeds Aegypti.
“Além da conscientização dos moradores, estamos realizando a borrifação costal, com o apoio da Secretaria de Obras, fazemos um mutirão de limpeza da cidade e mantemos todas as unidades de saúde à disposição dos pacientes. Quero ressaltar que é importante que quando as pessoas sentirem os sintomas procure as unidades de saúde, pois a dengue mata e só o médico sabe como deve ser feito o tratamento” – alertou a secretária de saúde.
http://agazeta.net/cotidiano/7205-segunda-morte-por-dengue-em-cruzeiro-do-sul-e-confirmada

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.