Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Na capital, Rio Acre está a 16 cm da cota de transbordamento

Em medição das 9h deste domingo (22), rio chegou à marca de 13,84 m.
Coordenador da Defesa Civil Municipal diz que áreas de risco são visitadas.

Caio FulgêncioDo G1 AC
Defesa Civil já monitora áreas de risco à margens do Rio Acre na capital  (Foto: Victor Augusto/Arquivo pessoal )Defesa Civil já monitora áreas de risco à margens do Rio Acre na capital (Foto: Victor Augusto/Arquivo pessoal )
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, chegou a 13,84 metros, às 9h deste domingo (22), faltando apenas 16 centímetros para a cota de transbordamento, que é de 14 metros, segundo medição divulgada pela Defesa Civil Municipal. O coordenador do órgão, coronel George Santos, diz que, além do monitoramento, tem ocorrido visitas às áreas de risco.
"Estamos fazendo o monitoramento e temos equipes estruturando o parque de exposições. Fizemos visitas hoje para verificar as primeiras áreas de risco, como Baixada do Habitasa, 6 de Agosto, Santa Terezinha e Ayrton Senna", afirma.
Para os próximas horas e dias, ainda de acordo com Santos, a tendência é que o nível do rio permaneça em subida. "A tendência é que continue subindo. Como a cota de transbordamento é de 14 metros, estamos nessa situação de monitoramento e preparação", acrescenta.
No Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, utilizado como abrigo, 168 boxes foram construídos para receber as famílias em caso de enchente, disse Santos ao G1. O coronel falou também que as chuvas ainda devem se intensificar, tendo em vista que "72% das enchentes ocorrem nos meses de fevereiro e março".
Interior
No município de Brasiléia, distante 232 km da capital, o Rio Acre chegou, às 6h deste domingo, à marca de 12,69 metros. Ou seja, 1,29 metros acima da cota de transbordamento (11,40m). Pelo menos 600 famílias já foram atingidas pela cheia.

Em Xapuri, a 188 km de Rio Branco, o nível das águas chegou aos 14,19 metros, também às 6h deste domingo). A cota de transbordamento é de 13,40 metros. Ao menos três famílias foram removidas para a casa de parentes, até o último sábado (21).
Nos municípios de Assis Brasil e Capixaba, de acordo com a Defesa Civil, o nível do manancial chegou a 11,38 metros e 12,54 metros, respectivamente. O Riozinho do Rola, um dos principais afluentes do Rio Acre, atingiu à marca de 11,17 metros. Um aumento de 1,69 metros, se comparado com às 6h do sábado (21), em que o rio estava em 9,48 metros.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.