Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Rio Tarauacá sobe e ultrapassa cota de transbordamento neste domingo

Esta é a nona cheia que a cidade enfrenta, diz prefeitura.
'Se tornou um transtorno crônico', diz prefeito sobre enchentes na cidade.

Tácita MunizDo G1 AC
Prefeito diz que população está sofrendo com constantes cheias  (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)Prefeito diz que população está sofrendo com constantes cheias (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)
Após ter passado um período sem apresentar aumento, o Rio Tarauacá voltou a subir na manhã deste domingo (22) chegando a 10,25 metros, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. Com isso, o rio já chegou a alagar ruas da cidade de Tarauacá, município acreano distante 400 km da capital Rio Branco, porém, de acordo com a prefeitura, nenhuma família foi levada para abrigo até a manhã deste domingo.
O prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, informou ao G1 que, mesmo que nenhuma família tenha sido retirada, foi discutido planos de ações para a cheia que, segundo ele, deve ter maiores proporções nos próximos dias.
"O rio deve continuar aumentado, pois, as informações que temos tanto do Jordão, como do Novo Porto, que fica no Muru, é que estão alagados. Ou seja, toda essa água ainda deve chegar aqui", explica.
Esta é a nona cheia que a cidade enfrenta desde novembro de 2014, segundo Damasceno. Questionado sobre os prejuízos, o prefeito lamenta e diz que a situação está difícil de contornar no município acreano.
Em Tarauacá, prefeitura já monta plano de ações para atender famílias atingidas  (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)Em Tarauacá, prefeitura já monta plano de ações para atender famílias atingidas (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)
"Quando essa água desce, as ruas ficam danificadas e quando a gente ajeita, o rio sobre novamente. Isso está sufocando administrativamente a cidade e a população também sofre, porque perde bens, imóveis, quem é da zona rural perde plantação. Se tornou um transtorno crônico com tantas intercorrências", destaca.
Uma reunião foi feita na manhã deste domingo para definir planos de ações, como atendimento médico, distribuição de água potável e também vagas em abrigos. Além disso, a prefeitura também já está disponibilizando transporte para famílias que solicitarem sair da casa.
Desde novembro de 2014, a cidade vem sofrendo com frequentes cheias. Ao todo, segundo a prefeitura, foram nove, sendo que três com maiores proporções, uma registrada em novembro e duas em janeiro.
  •  
Água atingiram algumas ruas da cidade de Tarauacá  (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)Água atingiram algumas ruas da cidade de Tarauacá (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.