Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Vacina testada em macacos impede que vírus da Aids ataque células

Daqui a dois anos, o novo método será testado em pessoas com alto risco de contrair o HIV.


Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira (19) um avanço importante no combate à Aids. Uma vacina testada em macacos impede que o vírus ataque as células.
O novo método é diferente de uma vacina. As vacinas estimulam nosso sistema imunológico a combater infecções.
A nova técnica passa por cima do sistema imunológico e usa uma proteína, feita em laboratório, que ataca diretamente o vírus.
Essa proteína imita os receptores da superfície da célula, aos quais o vírus HIV se liga. Ou seja, ela engana o vírus. A proteína bloqueia três pontos, dois em cima, um embaixo, tornando o vírus incapaz de infectar a célula.
O gene que fabrica essa proteína foi injetado em quatro macacos. Eles passaram a produzir a proteína em grande escala, e durante anos. Os cientistas tentaram infectar os macacos com todos os tipos de HIV conhecidos, mas eles não contraíram o vírus. É a forma mais eficaz já encontrada de impedir a infecção pelo vírus da Aids.
O autor do estudo publicado nesta quinta-feira (19) pela revista Nature, doutor Michael Farzan, do instituto Scripps, da Flórida, diz que no fim deste ano começarão os testes com seres humanos.
Daqui a dois anos, o novo método será testado em pessoas com alto risco de contrair o HIV. Não está previsto o uso do tratamento para a população em geral. Por enquanto, a melhor proteção contra o HIV continua a ser o uso do preservativo.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.