Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Bíblia queimada em sarau faz reitor da Ufac proibir eventos

060515-cotidiano-bibliaqueimada-cedida
Gesto de aluno é repudiado por outros estudantes
O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, proibiu a realização de saraus dentro do campus de Rio Branco. Fica sugerido que a decisão se estende às demais unidades da instituição. O que motivou a conduta da reitoria foi a realização de um evento musical em que o vocalista da banda Violação Anal, Roberto Oliveira da Silva, queimou um exemplar da Bíblia no palco.
O show integrou uma série de eventos do 4º Encontro Nacional de Ateus, que tem acontecido com exclusividade na Universidade Federal do Acre. A performance foi anunciada com antecedência ao organizador do evento, Felipe Zanon.
“O Roberto me avisou que iria fazer uma performance e disse que iria queimar uma Bíblia”, relata Zanon. “O argumento foi o de que o gesto simbolizaria o fato de a Bíblia ter sido usada, ao longo da História, para matar milhares de pessoas”.
Zanon assegura que não viu a queima da Bíblia “porque estava tomando de conta de outras providências relacionadas ao encontro”. O site agazeta.net tentou contato por telefone com o estudante de Filosofia Roberto Oliveira da Silva, mas não conseguiu falar com ele. A performance foi intitulada “fogueira santa”.
“Eu sou ateu, mas não concordo com o gesto”, critica o estudante da Ufac, Wesley Diógenes, que já ensaia uma mobilização contra a decisão da reitoria, caso Kimpara mantenha a proibição de eventos culturais no campus.
“A comunidade universitária não pode ser punida pela postura de um pequeno grupo”, bronqueia Diógenes. “Nós repudiamos a atitude. Pregamos a tolerância, o respeito”.
Diógenes organiza para o próximo dia 23/05 o evento “Revolusamba”, com apresentações musicais, cinema e palestras. A expectativa dos organizadores do evento é justamente saber se será mantida a decisão do reitor, que se pronunciou da seguinte forma nas redes sociais:
“Nos últimos dois anos, a administração da Universidade Federal do Acre buscou auxiliar e orientar as representações discentes nos procedimentos de organização de todos os eventos de socialização e integração realizados em seus limites internos. No entanto, constataram-se acontecimentos desagradáveis, principalmente referentes à depredação patrimonial.
Nesse sentido, a administração superior, preocupada em garantir as condições adequadas à segurança dos participantes nos eventos internos e em resguardar o patrimônio da instituição, vem informar que a realização de saraus ou atividades correlatas está suspensa, até que sejam institucionalizados mecanismos necessários ao bom funcionamento de tais eventos”.
http://www.agazeta.net/cotidiano/8808-biblia-queimada-em-sarau-faz-reitor-proibir-eventos

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.