Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Padre fitness: no Acre, sacerdote se divide entre a igreja e a musculação

Macoy Soares, natural de Feijó, Ac, exerce o sacerdócio há cinco anos, pratica as atividades físicas há quatro. Ele vê a opção como diferencial para cuidar da saúde, do corpo e da mente

Por Rio Branco, AC
Macoy Soares, de 32 anos, natural de Feijó, Ac pratica musculação há quatro anos. Antes não era admirador da atividade, mas ao receber um convite para praticar em uma academia da cidade, acabou tomando gosto pela modalidade. O inusitado é que há cinco anos ele foi ordenado padre pela Diocese de Rio Branco. Com uma rotina bem programada, não abre mão do que mais gosta de fazer: servir à comunidade, à igreja católica e cuidar bem da saúde e do corpo.
Padre Macoy Soares é padre há cinco anos e pratica musculação há quatro (Foto: Arquivo Pessoal/Murilo Lima)Macoy Soares é padre há cinco anos e pratica musculação há quatro (Foto: Arquivo Pessoal/Murilo Lima)
- Sempre pratiquei esporte. Antes não gostava de malhar, mas recebi um presente, que foi ficar três meses fazendo musculação de graça, em uma academia. Comecei a me interessar e não parei mais - afirma.
Antes da musculação, o padre fazia poucas atividades como corrida e futebol, mas encontrou na academia algo diferente. Ele praticava a atividade física de segunda a sexta, mas por atender a duas paróquias, na Vila Extrema e Nova Califórnia, no interior de Rondônia, atualmente vai àacademia entre três e quatro vezes por semana.
- Para tudo existe um tempo. As pessoas, às vezes, comentam: "eu não tenho tempo". Tem sim, principalmente, para cuidar da saúde e do corpo. Sempre tiro entre uma hora e uma hora e meia, seja de manhã, à tarde ou à noite. Quando encontro um tempinho, sempre dá para conciliar - comenta Macoy.
Padre Macoy sendo orientado pela personal trainer Cliciane de Lima (Foto: Murilo Lima)Padre Macoy sendo orientado pela educadora física Cliciane de Lima (Foto: Murilo Lima)
O sacerdote estimula pessoas de seu convívio, na igreja, a praticar exercícios físicos, mas lembra que existe o outro lado, das críticas. Ele garante que respeita e está preparado para recebê-las.
- Da academia, existem pessoas que passaram a ir para a igreja, pessoas que ajudo, que se confessam comigo, que já casei, mas existem as críticas, são naturais e respeito a todos. Por ter escolhido o que escolhi fazer, tenho que estar preparado para as críticas, mas isso não vai me fazer desistir do que almejo, especialmente, quanto aos exercícios físicos - declara.
LEIA MAIS

O eclesiástico já vê a diferença, após quatro anos fazendo musculação, tanto no condicionamento físico quanto na saúde e na rotina que leva no sacerdócio.
- Estou melhor que antes. Era muito magro e hoje tenho esse porte físico por questões genéticas também. Por outro lado não é só o físico, a mente tem melhorado muito, questão do sono, que influi em como saber atender e entender as pessoas no seu dia a dia. Percebo que tem me ajudado muito, porque não me tornei padre para conquistar os que estão dentro da igreja, mas os que estão fora, essa é uma necessidade - concluiu.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.