Relatório aponta 217 trechos da BR-364 a serem recuperados
Caráter de urgência é argumento para acesso a verba
A superintendência do Dnit - Acre/Rondônia, vai apresentar ao ministério dos transportes, laudo emergencial para conseguir recursos para a recuperação de 217 trechos da BR364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
Essas áreas precisam de intervenção urgente. São atoleiros, e até locais intrafegáveis, que foram destruídos com a última temporada de chuvas. As obras realizadas pelo governo do estado nos últimos anos não suportaram.
Sem a recuperação desses trechos, a BR364 ficará totalmente fechada quando chegar o inverno amazônico. Será a volta do isolamento terrestre e o aumento de preços dos produtos em seis municípios cortados pela rodovia.
O superintendente regional do Dnit, Fabiano Cunha, informou que estará se reunindo com o ministério dos transportes nessa semana para decretar situação de emergência para a BR364 no Acre. “Sem o caráter de urgência, o governo federal, diante da crise econômica não repassará recursos para fazer a recuperação. Não existe tempo hábil para buscar outra forma de recurso. Até fazer a licitação ás chuvas já chegaram,” alertou.
Equipes do Dnit da fizeram o levantamento dos quilômetros que precisam de recuperação. Se o ministério aceitar o caráter emergencial, o departamento deve pegar em dinheiro para fazer a recuperação dos trechos ruins. “Só depois vamos buscar recursos para reconstruir a BR”, completou Fabiano.
O superintendente informou que ainda não sabe quanto vai custar a recuperação emergencial e nem quando começa.
BR-364 rumo a Porto Velho
Outro trecho que precisa de recuperação urgente é entre Vila Campinas e Acrelândia. São tantos buracos que os veículos fazem um grande zigue-zague na pista para tentar desviar das crateras mais profundas. Muitos não conseguem e peças dos veículos ficam para trás. Uma viagem de uma hora dura o dobro.
A superintendência do Dnit informou que no início do mês de agosto estará fazendo a licitação para contratar a empresa que fará a recuperação desse trecho.
http://www.agazeta.net/cotidiano/9698-relatorio-aponta-217-trechos-da-br-364-a-serem-recuperados