Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre registra 28 casos de Aids até novembro de 2015, aponta Saúde

De 1987 até 2015 foram registrados 837 em todo o estado. 
Metade dos casos acometeu jovens entre 20 e 34 anos.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Testes rápidos de Aids disponibilizados à população não excluem a exigência do teste sanquíneo para HIV. (Foto: Divulgação/Agência Pará)Testes rápidos de Aids são disponibilizados nas
unidades de saúde (Foto: Divulgação/Agência Pará)
Entre os anos de 1987 e 2015, o Acre registrou 837 casos de Aids, desses, 492 casos foram confirmados em homens e 345 em mulheres.

Dados parciais até o início de novembro apontam que só este ano foram notificados 28 casos.

Os dados são da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre). Nesta terça-feira (1) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Segundo o coordenador Nelson Guedes, pouco mais da metade dos casos registrados no período acometeu jovens entre 20 e 34 anos, com 431 casos. Na faixa etária entre 35 a 49 anos, foram notificados 159 casos em homens e 49 em mulheres.
Os números alertam para a importância da prevenção e conscientização para evitar a transmissão do vírus da Aids e outras doenças.
Para aumentar as chances de tratamento contra o vírus HIV, os exames são uma alternativa para identificar se uma pessoa é soropositiva antes mesmo de o vírus ter se manifestado. Segundo Guedes, os exames são realizados em até 30 minutos em todas as unidades de saúde do Acre.
Rio Branco registra maior número de casos de HIV
A capital é o município acreano em que mais tem pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Segundo Guedes, Rio Branco registra 656 casos de 1987 até o início de novembro de 2015.
Em segundo lugar, está o município de Sena Madureira, distante 145 km da capital, com 38 casos de Aids. Cruzeiro do Sul está em terceiro lugar, com 24 casos e em seguida vem Senador Guiomard com 22.
"O estado do Acre é dividido por regionais de saúde. No Baixo Acre, estão concentrados 92% dos casos de pessoas com o vírus do HIV. Na região do Juruá são 4% e na região do Alto Acre estão 4% dos casos", diz Guedes.
A doença
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, é causada pelo vírus do HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.

Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou a amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, entre outros meios.
Número de casos no país
De acordo com o Ministério da Saúde, desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de aids no país. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos da doença, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos novos ao ano. No Brasil, o coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,1 óbitos por 100 mil habitantes em 2004, para 5,7 casos em 2013.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.