Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

'Estava todo machucado', diz avó de bebê que morreu após o parto no AC

‘Fizeram o parto como se fosse um animal’, diz avó da criança.
Direção da maternidade nega acusação de negligência.

Adelcimar CarvalhoDo G1 AC

Família diz que criança estava cheia de hematomas no corpo  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Família diz que criança estava cheia de hematomas
no corpo (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
A morte do recém-nascido Artur Emanuel Santos da Silva, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, causou revolta nos familiares, que acusam os funcionários da unidade de negligência e de ter machucado a criança durante o parto.
A morte ocorreu horas após o parto, no último sábado (30). Porém, a direção da unidade nega que tenha sido provocada por erros no atendimento da equipe e ressalta que foi feito todo o possível.

A mãe do bebê, Beatriz Santos Silva, deu entrada na unidade por volta de 23h da sexta-feira (29), todavia, o parto só foi realizado por volta de 6h. A criança foi então levada direto para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde morreu às 19h. O atestado de óbito aponta hipertensão pulmonar, acidose metabólica e aspiração de mecônio como causas da morte. Para a família, entretanto, a causa teria sido outra.

“Só cuidaram dela quando ela passou mal. Ela sofre de asma, sentiu muito dor e deveriam ter ajudado ela a ter a criança”, reclama a avó paterna do bebê morto, Elisanélia Ferreira da Costa, de 35 anos.

Ainda segundo ela, o bebê teria sofrido lesões, supostamente causadas pela equipe, durante o parto.

"Dizem que a criança morreu do coração e pulmão, mas para mim eles mataram meu neto. A cabeça estava toda machucada, com marcas das mãos, arrancaram a criança de dentro dela desmaiada. Fizeram o parto como se fosse um animal. Vou à promotoria ver o que pode ser feito. Este tipo de coisa está acontecendo muito na maternidade", acusa.

Elisanélia diz ainda, que os funcionários da maternidade dão pouca atenção aos pacientes. "Sou funcionária pública, mas não levo celular para meu trabalho. O que vi lá foi muita gente assistindo televisão, curtindo rede social. Lá tem muitas mulheres em trabalho de parto que precisam de atenção. Não dá para o funcionário ficar se distraindo", pede.?

Maternidade nega negligência
Em nota, a direção da maternidade se pronunciou. Segundo a gestão, a unidade se solidariza com a família e afirma ter tido todos os cuidados com o bebê e com a mãe.

“O recém-nascido recebeu todos os cuidados imediatamente ao parto, em seguida foi encaminhado para a UCI dando entrada no setor aproximadamente 6h50 tendo assistência contínua e permanente da pediatria, fisioterapia e equipe de enfermagem. Infelizmente após todos os esforços da equipe da unidade, o recém-nascido não resistiu e veio a falecer”. A nota diz ainda que a unidade é “referência regional em atenção ginecológica e obstétrica”.
 

Família tirou fotos do bebê após o parto  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
Família tirou fotos do bebê após o parto
(Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
Confira a nota na íntegra:
A direção do Hospital da Mulher e da Criança vem por meio deste se solidarizar com a família da senhora Beatriz Santos Silva, a todos os familiares apresentamos nossos sentimentos.

Na oportunidade a direção esclarece a sociedade que na noite do dia 29/04/2016 estavam presentes dois médicos plantonistas além da equipe de enfermagem e equipe de apoio.
A Sra. Beatriz Santos Silva buscou atendimento e adentrou a unidade às 23h46, conforme boletim de atendimento do Pronto Socorro, sendo avaliada às 00h20 pelo médico ginecologista. A mesma apresentava sinais de trabalho de parto, foi internada e acompanhada constantemente pela equipe de enfermagem e equipe médica, conforme anotado no prontuário. Às 5h50 foi verificada uma alteração nos batimentos cardíacos fetais, prontamente comunicado ao médico plantonista, Dr. Richard F.P. Rodriguez que ao avaliar a paciente deu início ao acompanhamento do parto que ocorreu em seguida.
Acompanharam o parto o médico ginecologista, o médico pediatra e a equipe de enfermagem. O recém-nascido recebeu todos os cuidados imediatamente ao parto, em seguida foi encaminhado para a UCI dando entrada no setor aproximadamente 06h50 tendo assistência contínua e permanente da pediatria, fisioterapia e equipe de enfermagem.
Infelizmente após todos os esforços da equipe da unidade, o recém-nascido não resistiu e veio a falecer no dia 30/04/2016 às 19h10. Informamos que o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá é referência regional em atenção ginecológica e obstétrica, que coloca a disposição da população um atendimento rápido, humanizado e qualificado. Buscando sempre o melhor atendimento a unidade possui em seus quadros enfermeiros obstetras, ginecologistas/obstetras em quantidade suficiente para um atendimento resolutivo, a unidade possui estruturas novas e amplas, equipadas com os mais modernos equipamentos de diagnostico e apoio médico, com ultrassonografia, laboratório, UCI/UTI entre outros.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.