Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Quase 3 mil detentos em Rio Branco devem ser vacinados contra H1N1

Doses foram liberadas na segunda-feira (2) para sistema prisional. 
Meta é vacinar 70% dos detentos; servidores também devem ser imunizados.

Aline NascimentoDo G1 AC

Presos de Rio Branco começaram a ser vacinados na segunda-feira (2) (Foto: Divulgação/Iapen)Presos de Rio Branco começaram a ser vacinados na segunda-feira (2) (Foto: Divulgação/Iapen)
A campanha de vacinação contra H1N1 deve imunizar quase 3 mil presos em Rio Branco. Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), existem 3,4 mil presos na capital acreana e a meta é imunizar ao menos 70% deles, o que corresponde a 2,8 mil reeducandos.

As doses da vacina foram liberadas na segunda-feira (2) para o sistema penitenciário da capital. Além dos presos, os servidores do sistema também devem ser imunizados. A campanha de vacinação no estado iniciou no dia 30 de abril e deve terminar em 20 de maio.

Segundo a gerente de Reintegração Social e Saúde do Iapen, Madalena Ferreira, a expectativa é vacinar a população carcerária da capital acreana até a próxima sexta-feira (6). Ela revela ainda, que o Ministério da Saúde disponibilizou 5,2 mil doses para a população carcerária de Rio Branco, que inclui presos e servidores.
"Alguns se recusam a tomar, apesar de toda mobilização que a gente faz, informando sobre os benefícios para esta população que está no grupo de risco. Dizemos que se eles pegarem a gripe, têm uma probabilidade maior de ir a óbito", salienta Madalena.
Ainda segundo a gerente, há duas semanas alguns presos do complexo prisional Francisco d'Oliveira Conde ficaram doentes e apresentavam sintomas parecidos com o da gripe H1N1, o que gerou uma preocupação.

"Essa possibilidade já foi descartada. Não confirmamos nenhum caso. Alguns presos estão gripados e vamos guardar a dose para que possam tomar quando melhorarem", explica a diretora.

O diretor do Iapen, Martin Hessel, disse ao G1 que as atividades regulares do sistema prisional foram suspensas durante a semana, para que todo o efetivo esteja concentrado na retirada dos presos das celas e acompanhamento destes à unidade de saúde, onde devem ser imunizados.
"Foi colocada uma equipe de escolta no local de vacinação. Eles são retirados aos poucos, pavilhão por pavilhão, até a gente conseguir vacinar todos. Não solicitamos nenhum reforço e são as equipes do dia que ajudam no serviço. É uma medida preventiva para que a gente evite esse desgaste na retirada de presos para as UPAs [Unidade de Pronto Atendimento] e hospitais", afirma o diretor.
Campanha no interior 
A diretora Madalena diz ainda que a campanha nos presídios iniciou no último dia 25 na unidade deSenador Guiomard, cidade distante 24 km de da capital riobranquense. Lá, foram imunizados 411 dos 474 detentos.

"A próxima semana será a vez dos presos de Tarauacá serem vacinados. Nossa meta é vacinar 70% dos presos e também dos servidores. As doses já foram distribuídas no interior e cabe a cada unidade prisional articular com a secretaria do município", conclui Madalena.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.