Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Criança espera cirurgia de catarata há 1 ano e pode perder a visão, diz mãe

Davi Igo já foi operado do olho esquerdo e aguarda cirurgia no outro. 
Sesacre diz que pacientes serão reavaliados e atendidos.

Aline NascimentoDo G1 AC

Davi Igo já passou por uma cirurgia no olho esquerdo e espera operar o outro olho (Foto: Arquivo pessoal)Davi Igo já passou por uma cirurgia no olho esquerdo e espera operar o outro olho (Foto: Arquivo pessoal)
A atendente Adriana Maria, de 31 anos, diz que espera há um ano por uma cirurgia de catarata para o pequeno Davi Igo, de 3 anos, que convive com a doença desde que nasceu. Além da espera, a mãe conta que foi informada, na recepção do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, que a unidade estaria sem um dos aparelhos usados para o procedimento.
A direção do Hospital das Clínicas de Rio Branco e a gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informaram que viabilizaram um novo contrato a fim de atender a demanda de oftalmologia.
"As cirurgias e exames oftalmológicos serão retomados a partir desse mês. Os pacientes serão chamados para reavaliação e início dos agendamentos cirúrgicos. Vale ressaltar que serão priorizados os casos mais urgentes, respeitando a data de cadastro do paciente na Central de Agendamento de Cirurgias (CAC)", garante a Sesacre.
Adriana revela que o filho foi operado do olho esquerdo no início do ano passado. Porém, o problema também afetou o olho direito. “O médico disse, durante o retorno, que o outro olho dele estava do mesmo jeito e ele estava ficando caolho. Aí fui marcar a cirurgia, mas estou esperando. Quero a cirurgia do meu filho o quanto antes”, reclama.
A mãe diz que o menino está perdendo a visão do olho e se preocupa que ele sofra algum acidente. Ela conta que o filho usa uma lente especial no olho esquerdo, que auxilia na visão da criança, mas que a visão ainda assim fica comprometida. “Ele se bate nos móveis, nas paredes. Se para um adulto já é difícil, imagina para uma criança”, lamenta.
A cirurgia não teria sido realizada por causa de um aparelho que estaria em falta. "Falaram que falta uma lente para fazer os exames e um aparelho para fazer as cirurgias. Não tenho dinheiro para fazer particular, senão fazia. A tendência é só piorar a situação dele", conclui.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.