Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Deputado federal Sibá Machado deixa Câmara e assume secretaria no Acre

Machado irá assumir a Sedens; Moisés Diniz assume o lugar de Machado.
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo governador do Acre, Tião Viana.

Quésia MeloDo G1 AC

Governador anunciou mudanças durante coletiva nesta quinta-feira (23) (Foto: Quésia Melo/G1)Governador anunciou mudanças durante coletiva nesta quinta-feira (23) (Foto: Quésia Melo/G1)
O deputado federal Sibá Machado (PT-AC) vai deixar o Congresso Nacional para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). No lugar de Machado, fica o suplente, deputado Moisés Diniz (PC do B-AC). A mudança foi anunciada em coletiva, nesta quinta-feira (23), na Casa Civil. Fernando Lima, que respondia pela Sedens, permanece na equipe de governo, mas ainda não possui um cargo definido.
Machado disse que assumir a Sedens deve ser um desafio, mas que vai trabalhar para acompanhar o crescimento da indústria no estado do Acre.
O secretário afirma ainda que as cadeias produtivas implantadas no Acre possuem grande impacto tecnológico e desafiam mercados locais, nacionais e internacionais e que vai buscar meios de trazer independência econômica para o estado.
"A  busca agora é para exportação, trazer dinheiro novo e 'dolarizar' um pouco mais a nossa economia para levar o Estado a uma independência. Esse é um desafio e tanto, no sentido de não perder a velocidade e continuar avançando, buscando as novidades que existem no cenário nacional. Ficarei à disposição de todo o setor produtivo para que vençamos os desafios e muitas pessoas venham investir aqui", disse.
Para Tião Viana, a Sedens é uma secretaria estratégica, principalmente, nesse momento em que, segundo ele, o Estado consolida suas cadeias produtivas. Ele destacou ainda que os passos certos podem fazer com que o estado alcance um status em emancipação de formação industrial de uma maneira definitiva a partir de 2019.
"Só o setor madeireiro cresceu 31% este ano. Na indústria de proteína animal a produção disparou, nosso problema hoje é dar conta da rede de supermercados Pão de Açúcar que possui 60 supermercados comprando nosso peixe. Na área de suínos estamos entrando no mercado internacional, então precisamos dar os passos certos", afirma.
O governador afirma ainda, que Machado é o mais indicado para o cargo por, entre vários outros critérios, possuir mestrado na área de desenvolvimento regional e por trabalhar com sistema de crédito para o setor produtivo. A mudança, segundo Viana, é mais um item de fortalecimento da unidade partidária na composição da política do Acre.
"Ele possui experiência da agricultura familiar ao setor de fomento e desenvolvimento rural do Estado e sabe que a união entre produção e indústria é um elemento fundamental nesse momento. Ele reúne todas as condições para dar esses passos. Isso consolida a ideia que o PT-AC não governa sozinho e possui uma amplitude de somar com os partidos", finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.