Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Inverno de 2016 começa e promete muito frio no Acre, revela professor Friale

Nesta segunda-feira (20) começou o inverno de 2016 no Acre, em Rondônia e em todo o hemisfério sul da Terra. Com isso, começa a estação mais fria, quando fortes ondas de frio invadem o território brasileiro provocando temperaturas abaixo de zero, com formação de geadas e queda de neve.
No inverno, segundo informações do site O Tempo Aqui, do pesquisador em meteorologia Davi Friale, é comum temperaturas atingirem valores inferiores a 10ºC, em cidades do leste e sul do Acre, sul e oeste de Rondônia e de Mato Grosso.
Segundo o site, as condições atmosféricas e oceânicas atuais indicam que o inverno de 2016, no Acre, em Rondônia e no sul e sudoeste do Amazonas e de Mato Grosso, terá temperaturas abaixo da média. São esperadas intensas ondas de frio polar, cujas massas de ar deverão atingir, com força, toda a região da Amazônia sul-ocidental e provocar quedas bruscas e acentuadas da temperatura.
Assim, o ar estará com baixa umidade e os dias serão ensolarados e secos, com noites estreladas e temperaturas amenas, durante a maior parte do tempo, sendo que as chuvas, também, ficarão abaixo da média climatológica para esta estação do ano. No entanto, deve chover de forma passageira, com a chegada das ondas de frio, interrompendo a sequência de dias muito secos, mas o nível dos rios, com certeza, vai ficar abaixo da média.
No inverno do Acre, por exemplo, já foram registradas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) inúmeras temperaturas, entre 6 e 9ºC, em Rio Branco, desde que a estação meteorológica foi instalada.
ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.