Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Biometria e eleição tradicional em seis cidades

260716-politica-calorvenicius-tvgazeta
No Acre, 532 mil eleitores votam em outubro
No Acre, mais de 532 mil eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em seis municípios, a identificação dos eleitores será híbrida, através da biometria e o método tradicional.
Em todo país, mais de 144 milhões de pessoas estão aptas a votar no pleito municipal deste ano. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), no Estado, são 532.452 pessoas aptas a votação. O número é 5,07% maior que o registrado na última eleição municipal, ocorrida em 2012, quando eram 506.724 eleitores.
“Essa é uma evolução dentro da média. Temos uma variação de 4,5% a 6% de uma eleição pra outra”, comenta o diretor do TRE, Carlos Venícius.
Em Rio Branco estão aptos a votar 240.336 eleitores. Em Cruzeiro do Sul, o segundo maior colégio eleitoral do Acre, 54.101 pessoas podem votar nas eleições deste ano. O menor eleitorado está em Santa Rosa do Purus, com 3.157 eleitores aptos a votar.
De acordo com o TRE, a votação com identificação biométrica será realizada em seis municípios: Rio Branco, Xapuri, Porto Acre, Assis Brasil, Senador Guiomard e Bujari.
Em outros seis municípios a votação será mista, ou seja, com a identificação do eleitor por biometria e através do método tradicional. “Nesses municípios mais de 30% do eleitorado está cadastrado com biometria então nesses locais teremos a identificação híbrida. Quem tem biometria vota através da identificação biométrica e quem não, pelo método tradicional”, explica.
A identificação híbrida, como chama o TRE, vai ocorrer nos municípios de Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Feijó, Rodrigues Alves e Tarauacá.
agazeta.net

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.