Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Relatório da ONU aponta que 70% das novas doenças em humanos tiveram origem animal

ROMA - O crescimento da população e a expansão agrícola têm mudado drasticamente como as doenças surgem, ultrapassam fronteiras e se espalham, de acordo com um relatório (em inglês) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ao todo, 70% das enfermidades surgidas desde a década de 1940 são de origem animal. O documento cita doenças como HIV-1, encefalopatia espongiforme bovina, síndrome respiratória aguda grave (Sars) e novos vírus de gripe. Ásia e África são os continentes mais vulneráveis.

A produção de alimentos de base animal é o coração da agricultura mundial hoje, segundo o documento. Um quarto da superfície terrestre é usada para o pasto de ruminantes, e um terço da terra arável é usada para o plantio de sementes para a pecuária, o que representa 40% da produção de cereais. A criação de animais usa mais terra do que qualquer outra atividade humana. Os principais produtos provenientes daí são leite, carne e ovos.

“O gado e os animais selvagens estão mais em contato uns com os outros, e nós mesmos estamos mais em contato com os animais do que nunca” disse em comunicado, Ren Wang, diretor-geral adjunto de Agricultura e Defesa do Consumidor.

Segundo a FAO, homens têm consumido mais carnes vermelha ou branca. Além disso, estão se deslocando mais para outras regiões, aumentando, portanto, o volume de bens e produtos comercializados internacionalmente. Com isso, organismos que causam doenças viajam pelo mundo mais facilmente.

As mudanças climáticam também influenciam o comportamento animal e biológico. Alteração da temperatura, desequilíbrio das estações do ano e da duração dos períodos de chuvas provocam impacto sobre hospedeiros, vetores e patógenos.
De Roma, o chefe de Serviço Animal da FAO, Juan Lubroth, destacou à Rádio ONU os exemplo da gripe aviária e da síndrome respiratória aguda:

- A maioria das razões (para elas) tem a ver com as atividades dos humanos na terra, na produção agrícola, na exploração das florestas, na criação do gado e também com as mudanças climáticas. E o comércio globalizado que nós temos agora tem muito mais risco hoje do que ontem.
A principal forma de contaminação do alimento é pela água ou por fezes, o que ocorre principalmente onde há falta de saneamento básico e outras condições de sobrevivência, deixando a população mais exposta a patógenos. Além disso, grande quantidade de animais fica reunida em mercados e açougues onde consumidores têm acesso a carne e laticínios frescos, porém sem controle de qualidade. Outra preocupação é que antibióticos usados para prevenir doenças ou estimular o crescimento de animais pode aumentar o risco de resistência.

O relatório explica não ser mais possível tratar a saúde humana, animal e o meio ambiente de forma isolada. A agência recomenda, assim, evitar as causas das doenças e não simplesmente combater as enfermidades após seu surgimento. Entre as medidas indicadas pela FAO, estão o fornecimento de alimentos de origem animal segura, vindos de gado saudável; a produção sustentável de sementes; a redução da pobreza, o controle das mudanças climáticas; a prevenção de que agentes de doenças da vida selvagem entrem em contato com animais domésticos e humanos.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.