Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Sargento da PM campeã de CrossFit derruba imagem do “sexo frágil” feminino

Aprovada em concurso da força policial em 2000, Muana completa 17 anos como PM do Estado, sendo sete deles com a patente de sargento 

 ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET
Excelência. Essa é a palavra que define a busca da atleta Muana Kerlla, acriana premiada em competições nacionais de CrossFit e que possui atuação na área da Segurança Pública como sargento da Polícia Militar do Acre (PMAC).
“Nunca me coloquei na posição de ‘coitada’”
Aprovada em concurso da força policial em 2000, Muana completa 17 anos como PM do Estado, sendo sete deles com a patente de sargento. “Sempre procurei me envolver nas atividades, mas é claro que existem aqueles que criam barreiras simplesmente por questões de gênero”, disse Muana.

Jornada dupla: Sargento da PM e competidora de CrossFit
Contudo, através do empenho nas ações e da integridade, de acordo com a sargento, estes muros são derrubados e acontece a quebra da imagem de “sexo frágil” das mulheres. “Sou bastante resolvida com essa questão. Nunca me coloquei na posição de ‘coitada’, de que existe algo que eu – ou qualquer outra mulher – não possa fazer simplesmente por uma questão biológica”, afirmou.
Entre as principais conquistas dentro da força militar, está a conclusão do Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), do Corpo de Bombeiros, sendo ela a primeira mulher do Acre a concluí-lo e ainda continua sendo a única PM a ter o curso no currículo.
Premiação nacional
E não é apenas no âmbito profissional que o esforço de Muana se encontra. Desde 2015, a sargento de 37 anos de idade vem tornando-se destaque nas competições de CrossFit dentro e fora do Acre.
O interesse pela modalidade começou com o objetivo inicial puramente estético, quando Muana chegou a pesar mais de 90 kg. “Fiquei desmotivada com as corridas e com a musculação como prática física. Graças a uma prima conheci o mundo do CrossFit”, explicou.

Muana é referência do CrossFit acreano /Foto: Arquivo pessoal
E o contato inicial transformou-se em uma relação de satisfação pessoal e conquistas. Sempre buscando a excelência, Muana aliou os treinamentos em Rio Branco com um mês de intenso preparo no centro de treinamento Hangar 193, localizado em São Paulo, no ano passado.
Entre os destaques das vitórias da competidora, estão, principalmente, os títulos nas edições 2015 e 2016 do Monstar Games, o maior evento de CrossFit da América Latina:
– 3º lugar na categoria RX (feminino) / Monstar Games (Brasília – 2015)
– 4º lugar na categoria Elite (feminino) / Monstar Games (São Paulo – 2016);
– 1º lugar na categoria RX (dupla feminina) / 2º Desafio Crossfit (Acre – 2016).
“O que começou como uma forma de melhorar minha saúde e autoestima tornou-se um sonho que só cresce. Por meio da minha dedicação, busco mais do que apenas títulos: busco ser uma atleta completa”, declarou.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.