Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Após pesar quase 200 quilos, médico de 33 anos decide mudar hábitos e comemora 46,5 kg a menos na balança


Heriko Rocha iniciou o tratamento há um ano em Rio Branco e compartilha resultados na internet. Ele pretende perder mais 10 quilos para sair do quadro de obesidade mórbida.

Por Tácita Muniz, G1 AC, Rio Branco
Médico decidiu mudar hábitos e perdeu quase 50 quilos em um ano  (Foto: Arquivo pessoal )
Os benefícios de uma vida saudável e poder fazer atividades comuns do dia a dia foram as principais motivações para que o médico e músico de 33 anos, Heriko Rocha, decidisse mudar de vez os hábitos alimentares e também aderir à atividade física.

Em agosto de 2017, pesando quase 200 quilos, o sinal de alerta para a saúde o fez iniciar um tratamento para eliminar os indesejáveis quilos a mais que o incluíam no quadro de obesidade mórbida. Atualmente, após quase um ano de novos hábitos, ele comemora 46,5 quilos eliminados.

De 182,5 kg, o músico passou para 136 kg. A próxima etapa do desafio é perder mais 10 quilos e sair da obesidade mórbida para depois estipular outras metas.

“Ganhei esses quilos ao longo da vida, pois sempre senti prazer em comer e, por ser sedentário e preguiçoso, a vida que estou levando hoje é 100% diferente da de 2 anos atrás. Você precisa ter foco e de ajuda pra sair da sua zona de conforto e mudar hábitos tão enraizados”, conta.

'Ficar em pé por alguns minutos já me cansava', diz

No início, acompanhado sempre por profissionais, o médico contou com ajuda de algumas medicações, como inibidor de apetite. Associado a isso, ele fez uma reeducação alimentar, reduzindo os carboidratos das refeições e incluindo a atividade física regular na rotina.

Rocha conta que os quilos a mais prejudicavam tanto a sua saúde, como muitas vezes a vida social.

“Chegou ao ponto que de até ficar em pé por alguns minutos já me cansava. Sempre estava com a respiração ofegante, palpitações e isso me prejudicava muito nas tarefas cotidianas. Não conseguia aproveitar os momentos de lazer ou viagens da forma que queria. Minha pressão arterial e glicose no sangue já estavam em níveis limítrofes, com alguns picos, então se continuasse assim seria questão de tempo pra eu me tornar hipertenso e diabético, já que tenho histórico familiar”, relembra.
Quando Heriko Rocha começou o tratamento pesava quase 200 quilos  (Foto: Arquivo pessoal )

 

‘Movimentos menos restritos’

Atualmente, o músico é acompanhado por um endocrinologista, mas o primeiro passo foi encontrar uma nutricionista, que passou um plano alimentar amplo e adaptado para a rotina apertada de Rocha.

Fazendo especialização em medicina da família e comunidade, o médico corre contra o tempo. Aliado ainda à residência, ele faz uma média de três plantões noturnos semanais em urgência e emergência.

“Também sou músico e, apesar do pouco tempo que tenho disponível, faço questão de continuar tocando nos fins de semana, já que é algo que me deixa muito feliz. A falta de tempo é a maior dificuldade nesse processo, mas, mesmo assim, tento encaixar a dieta e atividade física nessa rotina”, explica.

E os benefícios dessa mudança já podem ser sentidos ao longo desses quase 12 meses. Um deles é mais disposição para fazer as tarefas do dia a dia, que não são poucas.

“Os movimentos vão ficando cada vez menos restritos e ver roupas de anos atrás caberem também é muito bom, além de ter mais opções na hora de comprar. Meus níveis de pressão arterial e exames laboratoriais agora também estão todos dentro da normalidade”, completa.
Heriko compartilha a experiência nas suas redes sociais para incentivar outras pessoas  (Foto: Arquivo pessoal )

Redes sociais
Logo no início do tratamento, Rocha tentou manter um canal no Youtube, onde mostraria todo o processo de emagrecimento, porém, não tinha tempo para se dedicar ao canal. Ele então decidiu usar postagens no Instagram e Facebook para compartilhar o passo a passo dessa experiência.

“Assim como me espelhei em outras pessoas pra iniciar esse processo, sei que posso incentivar e servir de inspiração pra outras que estejam com o mesmo problema. Um dos fatores principais que influenciam na obesidade enquanto doença é o psicológico, então o incentivo é uma ferramenta muito importante nessa tomada de decisão pela melhora na qualidade de vida”, destaca.

E o médico já colhe os frutos de dividir essa rotina com quem o acompanha pelas redes sociais.

“Muitas pessoas já vieram me agradecer pessoalmente e nas redes sociais dizendo que eu as incentivei a procurar ajuda. Fiquei surpreso, pois não sabia que minhas postagens iam ter esse alcance e importância. Isso me deixa feliz e motivado a seguir meu tratamento e compartilhar essa felicidade”, conta.
Objetivo é perder mais 10 quilos e sair da obesidade mórbida, conta o médico e músico (Foto: Arquivo pessoal )

E para se manter no foco e seguir firme na nova rotina que se propôs a ter, ele contou com uma ajuda muito valiosa, a noiva Ana Lara. O médico diz que a ajuda da parceira da vida foi fundamental, e continua sendo, nesse processo de mudança.

"É muito difícil pra uma pessoa mudar seu hábito de vida para um mais saudável quando as outras pessoas da sua casa não o fazem. A chance de você desviar da dieta é muito grande. Foi fundamental minha noiva também estar realizando tratamento para emagrecer, pois nós nos ajudamos, nos cobramos e principalmente nos incentivamos. Fico feliz que ela também tenha alcançado uma perda de peso importante. E vamos seguir juntos”, finaliza.
Heriko Rocha, de 33 anos, começou a dieta em agosto do ano passado  (Foto: Arquivo pessoal)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.