Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Deficiente físico conta com ajuda da mãe e de um andador para chegar ao local do Enem no AC


Jackson Braga já é formado em serviço social e sonha agora em fazer direito. Ele se move com ajuda dos pais e um andador.

Por G1 AC — Rio Branco
ENEM 2019 - DOMINGO (10) - RIO BRANCO (AC) - Deficiente físico conta com ajuda da mãe e de um andador para chegar ao local do Enem no AC — Foto: Alcinete Gadelha/G1
Com a ajuda de um andador e da mãe, o jovem Jackson Braga, de 26 anos, chegou na Uninorte, em Rio Branco, para o segundo domingo (10) de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele já é formado em serviço social e sonha em fazer psicologia.

Desde os 7 meses de vida ele não anda. A mãe, a professora aposentada Maria Eunice, de 57 anos, conta que ele teve uma reação muito forte a um vacina que tomou ainda bebê e que acabou fazendo com que ele convulsionasse durante uma febre alta e perdesse alguns movimentos.

Animado, ele diz que está confiante. “Quero conseguir um bom emprego para atuar na sociedade. Quero ser útil. Apesar da deficiência, não deixo me abater, porque tem que lutar. Estudar é minha ferramenta e eu quero tentar psicologia”, diz.

Sempre ao lado do filho, Maria disse que sempre o acompanha e que incentiva sempre o filho estudar para se capacitar cada vez mais.

“Ele é um sonhador, sempre sonha em ir mais longe e enquanto eu existir vou ajudar ele nesta trajetória”, diz.
Ela conta ainda que largou tudo para cuidar do filho. Aposentada, ela diz que agora se dedica 100% ao jovem. “Desde 1 ano de idade ele faz fisioterapia, como faz até hoje. Não tem sido fácil, mas sempre estou com ele”, finaliza.

Provas
Nesta segunda etapa, os candidatos vão fazer duas provas: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. A partir de 13h30 (horário do Acre), os alunos poderão sair dos locais de prova sem o caderno de questões. Depois das 16h (horário do Acre) os estudantes podem levar o caderno para casa. As provas terminam às 16h30 (18h30 horário de Brasília).

No Acre, mais de 38 mil estudantes se inscreveram no total, mas quase de 9 mil pessoas faltaram no primeiro dia de provas no estado. O número representa 22,9% do total de inscritos no exame e é menor que o índice nacional, de 23%. A Secretaria de Operações Integradas (Seop) se reuniu, no último dia 22, para estabelecer estratégias para a Operação Enem 2019.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.