Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

SAÚDE: Entrevista com o Secretario Municipal de Saúde Dr. Baba


Site Cultural: Sr. Secretário, como está a saúde municipal?
Secretário, Dr. Baba: “a saúde do município está bem, os postos estão todos abastecidos de medicamentos, todos os postos com médicos, já que ao assumirmos tomamos todas as providências para que fosse contratados mais cinco médicos. Um especialista em ultra-sonografia; Um pós-graduado em Medicina Tropical; e Três Clínicos Geral.
Site Cultural: Sr. Secretário e o atendimento na zona rural, como será feito?
Secretário, Dr. Baba: Estamos com um projeto que é a “Saúde no Seringal”, que faremos o atendimento dos moradores da zona rural, na época do inverno de Barco, subindo e descendo o rio Envira, subindo e descendo o rio Paraná do Ouro e depois subindo e descendo o rio Jurupari. E pela primeira vez, através desse “Projeto Saúde no Seringal”, faremos atendimento no Igarapé Diabinho. E no verão o atendimento será feito via terrestre, este projeto se estenderá a todos os ramais e no trecho da BR-364 Feijó/Tarauacá e no trecho da BR-364 Feijó/Manuel Urbano.
Depois, o barco que funciona, como Unidade Móvel de Saúde, permanecerá atendendo, com uma equipe médica todos os moradores da zona rural, no porto local do município, ou seja, esse barco se transformará em um posto de saúde fluvial.
Site Cultural: Sr. Secretário e exames há laboratórios?
Secretário Dr. Baba: Já conseguimos um Laboratório de Análise Clínicas, automatizado, sendo que o mesmo pode realizar uma base de 150 exames por minutos. E está sendo implantado nos postos de saúde o teste rápido de HIV, principalmente nas gestantes, no período do pré-natal.
Site Cultural: Sr. Secretário e a saúde indígena?
Secretário, Dr. Baba, haverá um concurso simplificado, com 57 vagas, para contratar uma equipe médica completa, para se intensificar o atendimento dos mesmos nas aldeias. E o atual Pólo passará por uma reforma, pois os mesmo, não têm infra-estrutura adequada e nem oferecer as mínimas condições para que se possa fazer um bom atendimento os indígenas.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.